- Atualizado há 2 semanas
Fazenda Rio Grande recebeu o Selo Diamante de Transparência Pública, conferido pelo site Radar da Transparência Pública, o qual avalia vários indicadores para demonstrar o nível de confiabilidade das administrações públicas de todo país. Este é o mais alto índice dentre os níveis estabelecidos pelo site de avaliação e demonstra a preocupação da gestão com a austeridade e responsabilidade com o uso da estrutura pública.
A prefeitura alcançou 98,38% no índice de transparência do poder Executivo. Número bem superior a média estadual, que foi de 81,18% no mesmo índice. E se comparada com a média nacional, a diferença é ainda maior, pois o índice de transparência foi de 65,33%. Isso levando em consideração os dados disponíveis nos portais das prefeituras e pelos Tribunais de Contas.
Esta ferramenta funciona como uma chave de acesso para portais de informações de todos os órgãos públicos brasileiros que responderam aos questionários aplicados e validados pelos Tribunais de Contas. Porém, também é interativa, permitindo pesquisas e cruzamentos múltiplos de dados relativos ao índice de transparência de cada portal.
Para além de ser um direito do cidadão, a transparência na administração pública é uma ação concreta que possibilita, de fato, a fiscalização e o controle social, bem como viabiliza a participação da sociedade na tomada de decisões. Afinal, para controlar é preciso ter acesso às informações e conhecer. Saber com clareza como o dinheiro arrecadado com impostos é gasto pelos órgãos públicos.
Fazem parte do processo de avaliação e são responsáveis pela ferramenta e divulgação dos resultados a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, os Tribunais de Contas brasileiros – TCs, o Instituto Rui Barbosa – IRB, o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas – CNPTC, a Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios – Abracom – aqui denominados Sistema Tribunais de Contas – e o Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci.