Curitiba /
SEGURANÇA

Falsos funcionários de empresa de telefonia são presos após praticarem crime em Curitiba

Eles praticavam o furto de fios de energia dos postes localizados na Rua Emiliano Perneta, na região central de Curitiba
Dois homens são presos pela Guarda Municipal de Curitiba por furto de cabos após se passarem por funcionários de empresas de telefonia e internet. Foto: Divulgação/GM
Eles praticavam o furto de fios de energia dos postes localizados na Rua Emiliano Perneta, na região central de Curitiba

Redação*

02/09/25
às
14:56

- Atualizado há 5 horas

Compartilhe:

Dois homens que se apresentavam como funcionários da empresa Ligga Telecom foram presos em flagrante pela Guarda Municipal (GM) de Curitiba, na manhã desta terça-feira (2/9), no momento que praticavam o furto de fios de energia dos postes localizados na Rua Emiliano Perneta, na região central de Curitiba.

Durante a abordagem, a GM acionou as empresas de telefonia e internet para apurar se os dois homens eram funcionários da manutenção. Como não faziam parte do quadro de funcionários de nenhuma das empresas, foram autuados em flagrante, pelo crime de furto de cabos de energia e de telefonia.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Os suspeitos agiam como funcionários de empresas de telefonia e de internet, utilizando capacetes, uniformes semelhantes aos dos funcionários que atuam no conserto e manutenção das redes e equipamentos que são usados no dia a dia de trabalho desses profissionais, como escadas, alicates, materiais de segurança e de manutenção que eram utilizados para o furto de cabos nos postes. O carro encontrado com a dupla tinha a identificação de uma empresa de fibra óptica e internet para disfarçar a prática do crime.   

Os dois homens presos foram encaminhados para a Central de Flagrantes no Portão e vão responder por furto qualificado de cabos ou equipamentos utilizados para fornecimento e transmissão de energia elétrica, internet e telefonia, com pena de 2 a 8 anos de reclusão, além do pagamento de multa. 

Operação Cabo Seguro 

O Departamento de Inteligência da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) realiza o monitoramento e análise das imagens de câmeras de segurança da Muralha Digital e realiza um trabalho de campo para combater a prática do furto de cabos de energia, telefonia e internet,  junto aos locais que comercializam esse tipo de material no município.

A Operação Integrada Cabo Seguro conta com a atuação da Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar, secretarias municipais de Urbanismo e Meio Ambiente, e empresas de telefonia e de internet, que atuam em conjunto para identificar os estabelecimentos que fazem a receptação desse tipo de material. Mais de 50 locais, como ferro-velhos e empresas de reciclagem, já foram fiscalizados pelas equipes para combater o furto de cabos em Curitiba.

“Com o acionamento do nosso departamento de inteligência, as equipes operacionais da Guarda Municipal realizaram a prisão em flagrante dos dois suspeitos, o que mostra que a  Operação Cabo Seguro vem atingindo resultados significativos para combater esse tipo de crime em Curitiba. Vamos intensificar as ações para identificar os receptadores, e com isso vamos dificultar ainda mais a prática desse crime que prejudica os serviços essenciais, que interrompe os sistemas de comunicação, de energia, de mobilidade e traz transtornos à população”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Rafael Vianna. 

Nas seis fases da Operação Cabo Seguro 50 pessoas foram presas e mais de 200 quilos de cabos foram apreendidos. 

A operação combate também os furtos de baterias das estações de telefonia e o furto de energia elétrica.

A população pode colaborar com a Operação Cabo Seguro. Para denunciar, basta ligar para a Guarda Municipal pelo telefone 153, disponível 24 horas.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

TÁ SABENDO?

SEGURANÇA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias