PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Fake news sobre intoxicação por metanol circula contra bar de Curitiba que fez bolão da prisão de Bolsonaro

A mensagem afirma que clientes teriam sido intoxicados por metanol no estabelecimento.
(Foto: Reprodução)
A mensagem afirma que clientes teriam sido intoxicados por metanol no estabelecimento.

Geovane Barreiro

03/10/25
às
13:23

- Atualizado há 4 horas

Compartilhe:

O Bek’s Bar, localizado no bairro Água Verde, em Curitiba, famoso por não atender clientes bolsonaristas e por promover um bolão sobre a data em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seria condenado pelo STF, está sendo alvo de uma notícia falsa que circula em grupos de WhatsApp. A mensagem afirma que clientes teriam sido intoxicados por metanol no estabelecimento.

A mensagem, que ainda menciona o deputado estadual Renato Freitas (PT) como suposto sócio do bar, se espalha no mesmo momento em que o país acompanha casos reais de intoxicação por bebidas adulteradas em São Paulo e Pernambuco.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba confirmaram que há apenas um caso de suspeita de intoxicação por metanol, mas sem relação com o Bek’s Bar. O deputado Renato Freitas também divulgou nota oficial negando qualquer ligação com o bar e classificando a mensagem como criminosa.

O Bek’s Bar é conhecido não apenas pelo ambiente e pelo cardápio, mas também pelo seu posicionamento político. No último mês de agosto de 2025, o bar promoveu um bolão em que clientes apostavam na data em que o STF formaria maioria para condenar Bolsonaro, com a regra de que prisão domiciliar não contaria, e o prêmio era dez caipirinhas para quem acertasse.

Em dezembro de 2024, o estabelecimento chamou atenção ao publicar no microblog X um pedido de ajuda para levantar recursos e conseguir pagar o 13º salário e as férias dos funcionários. Na ocasião, alguns clientes afirmaram que o bar enfrentava dificuldades por restringir parte do público devido ao seu viés político, enquanto outros demonstraram solidariedade.

Confira o conteúdo da mensagem falsa:

ATENCAO Pessoal, ajudem a repassar, primeiro caso de intoxicação por METANOL confirmado em Curitiba!! Grupo de amigos que esteve no Beks Bar ontem amanheceu muito mal e foram encaminhados ao Hospital do Cínicas em Curitiba, com problema grave de intoxicação.

Repasssem urgente para que todos fiquem atentos pois o problema já chegou aqui!! Esse caso estão abafando pois os donos do Beks Bar tem envolvimento com políticos, aquele deputado Renato Freitas parece ter uma % na sociedade do bar e está tentando abafar o caso!!

Confira a nota do deputado Renato Freitas:

Circula em grupos de Whatsapp uma mensagem falsa envolvendo o deputado estadual Renato Freitas e os recentes casos de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol. O conteúdo criminoso anuncia que Curitiba teria registrado o primeiro caso de intoxicação por metanol em um grupo de amigos que foram ao Bek’s Bar. A mensagem ainda afirma, sem provas, que Renato Freitas seria sócio do estabelecimento.

A informação é falsa. A Secretaria de Saúde do Estado do Paraná confirmou, por meio de nota, que não há registros de casos de intoxicação por metanol no Estado, informação também reforçada pela Secretaria de Saúde de Curitiba.

A mensagem enganosa tem sido encaminhada com um pedido de atenção em caixa alta: “Pessoal, ajudem a repassar, primeiro caso de intoxicação por METANOL confirmado em Curitiba!! Grupo de amigos que esteve no Beks Bar ontem amanheceu muito mal e foram encaminhados ao Hospital de Clínicas aqui em Curitiba, minha prima é plantonista lá e confirmou!”

Em outro trecho, continua: “Repassem urgente para que todos fiquem atentos pois o problema já chegou aqui!! Esse caso estão abafando pois os donos do Beks Bar tem envolvimento com políticos, aquele deputado Renato Freitas parece ter uma % na sociedade do bar e está tentando abafar o caso!!”.

O deputado Renato Freitas não tem qualquer relação com o estabelecimento citado ou qualquer outro. Esse é mais um ataque orquestrado para tentar criminalizar a figura do parlamentar, visto que os casos de intoxicação por metanol registrados em São Paulo e Pernambuco estão sob suspeita de relação com o crime organizado.

Repudiamos a produção e compartilhamento de notícias falsas. Fake News como essas servem apenas para espalhar pânico e exploram os medos e vulnerabilidades da população para difamar e causar ódio contra suas vítimas.

Mandato do Deputado Estadual Renato Freitas
3 de outubro de 2025

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias