

- Atualizado há 19 horas
Esbanjando pluralidade, o Circuito Natalino no Centro de Curitiba é um dos atrativos mais visitados por moradores da cidade e turistas. De boas opções gastronômicas e bares a lojas dos mais diversos tipos, o comércio no Centro de Curitiba está com as expectativas superadas.
A última pesquisa sobre as vendas de Natal, realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) em parceria com o Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, revela um cenário bom. A maioria dos entrevistados é otimista e 43% defendem que vão vender mais que o ano de 2024.
Na prática, quanto mais pessoas indo e voltando pelo Centro, maior vai ser o consumo e as vendas. Esse movimento tanto de curitibanos quanto de turistas é uma oportunidade e tanto para o comerciante.
Com peças para gostos e estilos diferentes, a gerente de uma loja de roupas, Cassandra Pedroso, 48 anos, garantiu que as vendas desse ano superou a meta inicial. “A procura já está sendo bem maior desde novembro. A gente pode dizer que a gente teve um crescimento muito bom esse ano com relação ao ano passado”, afirmou ela, em entrevista ao Portal Nosso Dia.

E com os atrativos de Natal em Curitiba, mais moradores e turistas circulam pela cidade e aproveitam para garantir os presentes da época. “Eu acredito que toda essa decoração, toda essa emblemática do Natal está trazendo mais pessoas realmente para o centro. O centro está lindo, quem ainda não veio tem que conhecer também, que está realmente muito bonito esse ano,” concluiu a gerente Cassandra.
Se a linguagem do amor é presentear amigos e familiares, essa é a melhor oportunidade. O joalheiro Camilo Turmina, membro da Associação Comercial do Paraná (ACP), disse ao Portal Nosso Dia que está positivo com as vendas neste ano.

“As pessoas estão animadas, esse ambiente de Natal dá mais vontade de ganhar presentes e claro presentear bem. Nós acreditamos num aumento de vendas neste ano. Eu acho que esse final de ano vai ser incrível, as pessoas vão se presentear e curtir”, contou o comerciante.
À procura de bons preços, a adolescente Ana Sofia Martins do Nascimento, de 17 anos, escolheu o centro da cidade para comprar os presentes da família. “A gente vem no centro porque é onde tem muita loja para a gente comprar as coisas”, disse ela, na companhia da mãe.

Ana aproveitou o momento das compras para passear e admirar as atrações de Natal no centro da cidade. “Curitiba está maravilhosamente linda com as decorações ultimamente. Tem algumas partes que estão tão enfeitadas em Curitiba que, olha, está deixando o queixo no chão”, brincou a estudante.
Já as irmãs Edilaine e Lislaine Machado, de 56 e 58 anos, aproveitaram o dia de folga para passear pelo centro e comprar presentes. Segundo elas, neste ano, ninguém ficou de fora da lista. “Esse ano está bem próspero, então eu consegui comprar todos os presentes e as pessoas que eu queria dar”, comentou Edilaine.

A poucos dias do Natal, muitas lojas estendem o horário de funcionamento até mais tarde. Os lojistas esperam resgatar os “atrasadinhos” que deixam para última hora, mas correm atrás para comprar aquele presente especial para a família e amigos.
Oferecimento: Prefeitura de Curitiba