PUBLICIDADE
Turismo /
NATAL DE CURITIBA

Expectativa é atrair mais de 300 mil turistas para programação de Natal em Curitiba

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o turismo nesta época do ano é responsável pela injeção de mais de R$ 100 milhões na economia da cidade.
Maior Natal gratuito do Brasil estreia nesta sexta-feira e aquece turismo em Curitiba. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Segundo a Prefeitura de Curitiba, o turismo nesta época do ano é responsável pela injeção de mais de R$ 100 milhões na economia da cidade.

Redação Nosso Dia

21/11/24
às
19:00

- Atualizado há 9 meses

Compartilhe:

O Natal de Curitiba estreia nessa sexta-feira (22) e a expectativa é atrair mais de 300 mil turistas para a capital paranaense. Intitulada como Luz dos Pinhais 2024, o Natal de Curitiba oferece a maior programação gratuita do Brasil ao se estender até o dia 6 de janeiro.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o turismo nesta época do ano é responsável pela injeção de mais de R$ 100 milhões na economia da cidade, por meio de gastos com hospedagens, alimentação e afins.

Além da presença de turistas, mais de 2 milhões de pessoas devem acompanhar os festejos natalinos na cidade, contando curitibanos e moradores da Região Metropolitana. Nesse ano, são 180 apresentações artísticas – todas gratuitas –, além de atrativos como show de drone, roda gigante e carrossel.

“O Natal de Curitiba já é muito esperado por toda a economia local, dado ao impulso que o evento gera nos indicadores de emprego e renda para artistas, demais setores da economia criativa, como artesãos, e também para a cadeia de turismo e receptivo local”, diz Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, órgão responsável pela organização do evento.

Visitantes

A consolidação do Natal curitibano como o maior do país tem aumentado a oferta de pacotes para a cidade. Maior operadora do Brasil, a CVC Corp aproveita o Natal de Luz para oferecer uma série de roteiros, que incluem passeio de trem e visitas à Ilha do Mel.

“Disponibilizamos inúmeras opções de roteiros, que combinam aéreo e rodoviário, além de uma ampla oferta hoteleira para mais essa edição do Natal Luz de Curitiba”, destaca o Diretor de Produtos Nacionais da CVC Corp, Rodrigo Galvão, relembrando, ainda, que este é um período de bastante procura pelo destino. “Embarcamos mais de 70 mil passageiros por ano para o Paraná, tendo Curitiba como porta de entrada. Estamos muito felizes em poder contribuir para iniciativas tão especiais como essa, que garantem ainda mais visibilidade para o destino”.  

Luciano Bartolomeu, diretor-geral da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR), explica a importância do movimento ao empresariado do ramo. “O Natal de Curitiba trouxe um crescimento de 9% ao nosso setor em relação ao ano anterior. Para 2024, com o esforço da Prefeitura na organização e expansão das atrações, a instituição prevê que esse incremento pode chegar a 15%, especialmente nas áreas mais visitadas, que se destacam como atrações gastronômicas e turísticas”, afirmou. “A programação deste ano promete atrair ainda mais visitantes, impulsionando a economia local e consolidando Curitiba como um dos principais destinos natalinos do País”, acrescentou.

Hotéis

Para o gerente de vendas e marketing da Bristol Hotéis, Paulo Brazil, Curitiba tem se tornado um destino cada vez mais atrativo aos turistas às vésperas do Natal, fomentando a rede hoteleira. “Precisamos dessa união entre Estado, Prefeitura e iniciativa privada, porque ela é benéfica ao turismo. O Natal é um período que nos impacta bastante, porque as viagens corporativas diminuem, então dependemos da busca de outros hóspedes. A nossa expectativa tem crescido nos últimos anos, porque Curitiba tem se tornado cada vez mais uma cidade que atrai turistas, e isso é fundamental para os hotéis, porque dá sustentabilidade aos negócios”, disse.

Daniele Preis, gerente-geral do Hotel Centro Europeu, no Centro de Curitiba, conta que a expectativa é alta. “O Natal de Curitiba é conhecido por ser um dos mais bonitos do País e por ter uma extensa programação gratuita. No ano passado, nosso hotel registrou uma ocupação excelente no mês de dezembro e a expectativa para este ano é que o movimento cresça ainda mais. Sabemos que o nosso turismo movimenta não apenas o nosso setor de hotelaria, mas também aquece o comércio em geral”, afirmou.

*Com informações da AEN-PR

TÁ SABENDO?

NATAL DE CURITIBA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias