- Atualizado há 3 anos
Com legado de transformação urbana em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, o ex-prefeito Marcus Tesserolli, o Professor Marquinhos, recebeu nesta terça-feira (17) o título de cidadão honorário do município. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal e contou com a participação do atual prefeito, Josimar Fróes, e do vice-prefeito de Curitiba e presidente do Comitê Gestor do Programa Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel.
Tesserolli esteve à frente da Prefeitura de Piraquara de 2013 a 2020, quando deixou o cargo com 80,7% de aprovação. Formado em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública, é servidor de carreira do município há mais de 28 anos. Ficou marcado na cidade pelo desenvolvimento em todas as áreas, com destaque para os avanços em infraestrutura urbana.
Em discurso na noite de terça-feira, o ex-prefeito se emocionou ao falar da família e agradeceu a honraria.
“Quero fazer um agradecimento para a Câmara de Vereadores, a gente trabalha em conjunto e deixa de lado as divergências políticas, que são muitas, quando precisamos defender o interesse de Piraquara”, disse.
Tesserolli também destacou as pessoas que estiveram ao lado dele na administração.
“Esse título deve ser compartilhado a cada um de vocês, que sempre estiveram do meu lado e ajudaram a transformar Piraquara. Sempre tivemos um grupo focado, dedicado e que acreditava que a gente podia fazer diferente. Trabalhávamos de sol a sol para que as coisas acontecessem. Mais do que envolvidos, vocês estavam comprometidos”, disse.
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, lembrou da atuação metropolitana de Tesserolli.
“Você, Professor Marquinhos, fez uma revolução aqui na cidade de Piraquara. Você fez um trabalho que mudou a realidade e merece nosso reconhecimento. Eu fiz questão de vir aqui hoje para dizer que temos noção total que somos uma Região Metropolitana integrada e precisamos pensar assim, seja na saúde, seja na educação, seja no nosso transporte, que precisa ser integrado e metropolitano. Temos que pensar no turismo metropolitano: ecológico, rural e gastronômico. E principalmente, temos que pensar na água, que sai aqui de Piraquara e abastece todas as cidades”, destacou.
Durante a solenidade, várias foram as menções ao pai de Marquinhos, Jomar Tesserolli, que também recebeu a honraria, em 1994.
Quem também recebeu a cidadania honorária de Piraquara nesta terça foi o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
Técnico agrícola e economista, com especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar, Ortigara é servidor público da pasta desde 1978, onde ocupou as funções de pesquisador, gerente, coordenador, analista, e diretor-geral por duas vezes.
Esteve a frente da Secretaria de janeiro de 2011 a abril de 2018, e de janeiro de 2019 até agora. Também foi secretário municipal de Abastecimento de Curitiba por cinco anos.