- Atualizado há 3 meses
A poucos dias do prazo final das convenções partidárias, há rumores de que Affonso Guimarães, ex-prefeito de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, está sendo cotado a vice-prefeito na chapa do pré-candidato à prefeito, Christiano Puppi.
A junção das duas figuras seria uma estratégia que une a juventude e o capital político do pai de Christiano, o ex-prefeito Marcelo Puppi, morto pela covid-19, em 2021, com a sólida trajetória de Affonso.
Affonso Guimarães é médico e foi eleito como prefeito da cidade pela 1ª vez em 1989. Depois teve nova passagem pela prefeitura na gestão de 2001-2004 e ainda em 2013-2016. Ele é uma figura histórica na política campo-larguense.
Durante suas gestões, Affonso teve feitos importantes como a construção de novas unidades de saúde e programas de saúde bucal. Na educação, investiu na construção e modernização de escolas e creches, além de promover a qualificação profissional através de escolas profissionalizantes. Houve também melhorias infraestrutura urbana, atraindo novas indústrias e impulsionando e também liderou programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida.
Conforme o calendário eleitoral de 2024, via resolução do Tribunal Superior Eleitoral, os partidos e as federações poderão realizar convenções até dia 5 de agosto.