
- Atualizado há 1 dia
“O nível de estresse das pessoas está muito alto. Qualquer notícia de saque deve ser imediatamente comunicada à polícia.” A afirmação é do secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, que neste domingo (9) acompanhou as ações de resposta ao tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, deixando seis mortos.
Segundo o secretário, a fase de socorro feita pelo Corpo de Bombeiros já foi concluída, e agora o trabalho entra em um novo momento. “Agora é a fase de rescaldo, reconstrução da cidade e reforço da segurança, com mais policiais aqui para garantir tranquilidade à população”, disse.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Teixeira informou que a reconstrução das escolas já começou e que a Cohapar dará início à construção rápida de moradias provisórias, até que as casas definitivas sejam erguidas. “A partir da semana que vem, a Secretaria da Segurança Pública vai realizar um grande mutirão para atender quem perdeu documentos durante o tornado”, acrescentou.
O secretário também destacou que o Governo do Estado prepara a liberação de um fundo de R$ 50 milhões para ajudar diretamente as famílias atingidas, que será votada na tarde deste domingo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “Foi montado um mutirão para viabilizar esse recurso, que será votado na Alep ainda hoje. É essencial o cadastro das pessoas para que os valores sejam repassados de forma rápida e justa”, afirmou.
Hudson Teixeira enfatizou que o desastre exige uma resposta diferente de outras tragédias naturais. “É diferente de uma enchente, em que você troca os móveis. Aqui será preciso construir as casas do zero, e isso vai acontecer com o apoio do fundo emergencial, conforme a necessidade de cada família.”
Apoio psicológico
O Governo do Estado vai priorizar, neste domingo (9), a instalação de um Centro de Triagem e outro de Acolhimento Psicológico para dar apoio às famílias de Rio Bonito do Iguaçu. Eles ficarão em pleno funcionamento, já que está sendo possível garantir o restabelecimento de água, energia elétrica e internet em algumas estruturas do município.
O tornado em Rio Bonito do Iguaçu deixou centenas de casas destruídas, mais de mil pessoas desalojadas e dezenas de feridos, além dos mortos. As forças de segurança, a Defesa Civil e a Copel continuam mobilizadas no município para auxiliar na reconstrução e no atendimento às vítimas.