- Atualizado há 12 meses
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
Diversos vereadores de Curitiba assinam projeto de lei com o objetivo de instituir o 20 de julho como o Dia da Estrada da Graciosa. A data para a celebração remete à conclusão das obras da primeira estrada do Paraná, em 1873, até então a única ligação com o litoral do estado, importante rota para os tropeiros.
Protocolado por Tico Kuzma (PSD), o projeto de lei diz que a criação do dia específico, “considerando a importância histórica e cultural da Estrada da Graciosa”, tem como objetivo fazer “que a história se mantenha presente”. A proposta também é assinada pelos vereadores Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode), Ezequias Barros (PMB), Hernani (PSB), Mauro Bobato (PP), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (PRTB), Pastor Marciano Alves (Republicanos), Rodrigo Reis (sem partido), Serginho do Posto (sem partido), Sidnei Toaldo (PRD) e João da 5 Irmãos (sem partido).
“Até o século XX, [a Graciosa] foi o único percurso pavimentado do estado”, cita a justificativa da proposta de lei. “E era o ponto de escoamento da produção de café, erva-mate e madeira do Paraná aos portos Paranaguá e Antonina. Consequentemente, [era] de extrema importância à sua economia.”
“A construção da Estrada da Graciosa iniciou-se logo após a criação da Província do Paraná, por ordem de seu primeiro presidente, Zacarias de Góis e Vasconcelos”, completa a justificativa do projeto de lei. A Estrada da Graciosa é hoje uma importante rota turística do Paraná. Inaugurada oficialmente há 150 anos, suas obras eram tema de debates frequentes na Câmara Municipal, revelam as atas históricas.
A Estrada da Graciosa em si não é tombada, e sim a Serra do Mar, tombada em 1986 pelo Governo do Estado. A região de Floresta Atlântica também foi reconhecida pela Unesco, em 1993, como reserva mundial da biosfera.
*Com informações da CMC