- Atualizado há 2 anos
O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, acompanhado da presidente da Fundação Cultura de Curitiba, Ana Castro, e do escultor Rafael Sartori apresentaram aos filhos do ídolo athleticano Barcímio Sicupira a estátua do atleta que está sendo esculpida no Atelier de Forno de Fundição de Esculturas do Memorial Paranista – Jardim de Esculturas João Turin, no Parque São Lourenço. A obra será colocada na Praça Afonso Botelho, também chamada de Praça do Athletico.
A obra, de quase 2 metros de altura, está no molde em argila e foi aprovada pelos filhos do ex-jogador, Barcímio, Mariana e Flávia Sicupira. Emocionados, os três filhos do jogador, que continua sendo o maior artilheiro da história do Furacão, com 158 gols, agradeceram o prefeito pela homenagem.
“Eu fico muito emocionada em ver uma peça como essa em homenagem ao meu pai. Onde ele estiver com certeza ele está agradecendo esse carinho que a cidade tem por ele e por nossa família”, disse Flávia Sicupira.
Eduardo Pimentel confirmou que depois de pronta a estátua será levada até a Praça Afonso Botelho, onde será instalada em frente ao estádio junto com um jardinete em homenagem ao ídolo athleticano.
“Nós ficamos muito felizes em receber o ok dos filhos do Sicupira. Foi muito emocionante poder proporcionar essa alegria aos familiares de um ícone de nossa cidade. Agora o trabalho do escultor Rafael Sartori continua para que logo a estátua esteja pronta e possa ser instalada e eternizada em frente à casa dos athleticanos”, disse Eduardo Pimentel.
Sicupira nasceu na Lapa, região metropolitana de Curitiba, em 1944, e foi contratado pelo Athletico Paranaense em 1968. Foram oito temporadas defendendo a camisa do Furacão. O jogador também defendeu o Ferroviário, Botafogo do Rio de Janeiro, Corinthians de São Paulo e Botafogo de Ribeirão Preto. Sicupira também foi comentarista esportivo e técnico de futebol. O ex-jogador faleceu em novembro de 2021, aos 77 anos.
Segundo Rafael Sartori, escultor responsável pela estátua de Sicupira, a peça ainda vai receber todos os detalhes para depois ir aos fornos da fundição do memorial.
“A estátua de Sicupira será fundida em bronze para o acervo de Curitiba. O trabalho será feito minuciosamente para que retrate a garra e determinação que este jogador sempre demonstrou dentro dos gramados”, disse Sartori.