
- Atualizado há 41 segundos
O secretário estadual de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, afirmou nesta quarta-feira (29) que o Estado está preparado para uma eventual fuga de integrantes de facções criminosas do Rio de Janeiro para o território paranaense, em razão das grandes operações realizadas nas comunidades cariocas, que deixaram centenas de mortos e presos.
“Estamos preparados sim! Temos todo um acompanhamento de inteligência”, declarou o secretário, ao ser questionado sobre a possibilidade de deslocamento de criminosos para o Paraná após a intensificação das ações das forças de segurança fluminenses. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa sobre o balanço de crimes no Paraná nos nove primeiros meses do ano.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Segundo Teixeira, o Estado mantém um sistema de monitoramento contínuo por meio dos setores de inteligência das polícias, com integração entre as forças estaduais e federais. “Temos um trabalho permanente de observação de movimentações e possíveis conexões interestaduais. Nosso efetivo está atento e as fronteiras, sob vigilância”, destacou.
O secretário também revelou que o Paraná chegou a oferecer apoio material e operacional ao Rio de Janeiro durante a megaoperação. “Nos colocamos à disposição tanto de material quanto de efetivo das operações especiais. Para o momento, [o secretário] disse que não é necessário”, contou.
As declarações reforçam o alinhamento entre os estados na atuação contra o crime organizado e o tráfico interestadual. Teixeira ressaltou que o Paraná tem investido em tecnologia, treinamento e integração entre as forças para manter o controle e a segurança nas fronteiras e nas rodovias que ligam o estado ao Sudeste.