
- Atualizado há 4 segundos
A trajetória de Jaime Lerner, que comandou Curitiba em três mandatos e também governou o Paraná, passa a ser celebrada em forma de arte no coração da cidade. O arquiteto e urbanista será homenageado com uma escultura instalada no calçadão da Rua XV de Novembro, espaço simbólico das transformações urbanas implantadas durante suas gestões.
Nesta sexta-feira (20), cerca de 200 quilos de bronze foram fundidos no ateliê do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço. O processo, que envolve temperaturas superiores a 1.100 °C, foi acompanhado pelo escultor Elvo Benito Damo, responsável pela criação da peça. O metal líquido foi colocado em oito moldes que, após acabamento e união, formarão a imagem do homenageado.
A inauguração está prevista para o fim de março, dentro da programação de aniversário de 333 anos de Curitiba.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A escultura retratará Lerner sentado em um banco de sua própria autoria, conhecido como “toinoinoin”, segurando um lápis e um caderno aberto. Na página estará gravada a frase “Quem cria nasce todo dia”, escolhida pela família. A proposta é permitir que moradores e visitantes se sentem ao lado da obra, interagindo com o espaço.
O ponto escolhido para instalação fica no trecho central do calçadão, em frente à Galeria Ritz, entre a Rua Dr. Muricy e a Avenida Marechal Floriano Peixoto. A definição do local contou com a participação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e familiares.
Curitibano, Jaime Lerner foi um dos responsáveis pela criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em 1965, órgão central na execução do Plano Diretor que orientou o crescimento da capital.
Durante suas gestões como prefeito (1971–1975, 1979–1983 e 1989–1992), implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, modelo que se tornou referência internacional, além de consolidar políticas urbanas voltadas à mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida. Em 1994, foi eleito governador do Paraná, sendo reeleito em 1998.
Falecido em 2021, Lerner é lembrado como um dos principais nomes do urbanismo brasileiro e responsável por projetar Curitiba no cenário internacional como exemplo de planejamento urbano.