PUBLICIDADE
RMC /
RMC

Escola da RMC atinge média de 90% de presença dos alunos com Programa Parceiro na Escola

Anita Canet, em São José dos Pinhais, faz parte da Parceria Público-Privada firmada entre a Apogeu Gov e o governo do Estado
Colégio Estadual Anita Canet (Foto: Facebook)
Anita Canet, em São José dos Pinhais, faz parte da Parceria Público-Privada firmada entre a Apogeu Gov e o governo do Estado

Redação*

19/01/24
às
8:04

- Atualizado há 1 ano

Compartilhe:

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

O Colégio Anita Canet, em São José dos Pinhais (PR), conquistou uma média de 90% na frequência escolar dos estudantes de ensino fundamental e médio no ano de 2023. A unidade faz parte do Programa Parceiro na Escola, uma Parceria Público-Privada lançada em janeiro e firmada entre a Apogeu Gov, gestora de escolas públicas, e o governo do Estado do Paraná.

Isaac Carvalho, CEO da Apogeu Gov, afirma que um dos fatores que contribuiu para o resultado foi a implementação de uma tecnologia que informa aos responsáveis, no mesmo dia, quando o aluno falta. “Isso aumentou o comprometimento das famílias e dos estudantes, pois abre um canal direto com a escola para justificar o que levou o aluno a faltar. Além disso, os pedagogos também têm acesso aos dados e no caso dos alunos que têm cinco faltas consecutivas ou sete faltas alternadas, as ações vão além da mensagem, o profissional faz contato direto com a família para avaliar o que motivou a ausência e dar o suporte necessário”.

Além dessa estratégia, os alunos se sentiram incentivados, participaram de mais atividades e conquistaram espaços de destaque na rede. “Todas as medidas que tomamos desde o início da gestão têm como foco dar todo o suporte e resolver as questões administrativas e financeiras, enquanto o pedagógico consegue focar naquilo que precisa: os nossos alunos e o desenvolvimento de cada um deles. Promovemos o engajamento com o fomento da participação nas plataformas do governo e figuramos durante todo o ano entre os TOP 5 nas categorias de matemática, leitura, redação e tecnologia”.

Cleidecir Baminger, diretora do colégio, conta que, além da alta frequência dos alunos, as aulas vagas foram zeradas. Para ela, há relação entre os dois fatos. “A contratação de tutores para a escola foi o ponto alto do nosso primeiro ano de parceria e o índice de presença foi bem expressivo, ficamos sempre com uma média acima das escolas do nosso porte e isso se deve ao trabalho em sala de aula, alimentação e, com certeza, o fato dos nossos alunos nunca estarem ociosos”. A profissional relata que sem absenteísmo e com mais tempo para as questões pedagógicas pôde “fazer o acompanhamento das tarefas dos docentes e dar maior suporte para que os mesmos pudessem efetivar suas demandas”.

Exemplo desse sucesso é o professor das áreas de tecnologia e matemática, Maicon Tiago Claro, que recebeu um reconhecimento por realizar o uso contínuo da plataforma Edutech. “Em primeiro lugar destaco o suporte que recebemos, uma gestão que se volta à nossa realidade, ao nosso ambiente de trabalho, às melhorias nos espaços de tecnologia, laboratórios e o cuidado com a estrutura geral. Temos computadores de qualidade, além de uma rede de internet que funciona bem, e isso é um diferencial”.

Entre os estudantes, o compromisso também foi de ocupar espaço entre os melhores. Mais de 300 participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e receberam certificados de menção honrosa pelo desempenho na participação.

Constante evolução
O vice-diretor, Cláudio Molina, explica que “o Colégio Anita fica em uma área rural, região de baixo poder aquisitivo e sempre tivemos alunos com muitas dificuldades. Cerca de 70% das famílias dos estudantes matriculados chegaram à escola por meio do atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma população em vulnerabilidade e risco social”.

Desde o início da parceria, toda a comunidade escolar pôde votar e escolheu pelo modelo administrativo proposto pela PPP. Isaac conta que, em contrapartida, “desde o início da gestão, mantemos reuniões frequentes com pais, alunos, professores e funcionários e essa parceria vem transformando o colégio. O nosso foco é a evolução constante da escola e dos nossos estudantes”.

Durante o primeiro ano, a gestão promoveu ainda a desburocratização, a melhoria do ambiente escolar por meio de reforma de quadras, ginásios, salas de aula, banheiros e paisagismo, além da entrega de novos uniformes e melhorias na alimentação, com acompanhamento nutricional e investimento no desenvolvimento dos profissionais que já atuavam na escola.

TÁ SABENDO?

RMC

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias