PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Erosão: Prefeitura de Curitiba inicia obra emergencial em importante rua no Centro

A situação foi identificada nas primeiras horas da manhã
Prefeitura substitui antiga galeria e corrige erosão na Rua Visconde do Rio Branco. Foto: Divulgação
A situação foi identificada nas primeiras horas da manhã

Redação com SMCS

27/11/25
às
13:13

- Atualizado há 28 segundos

Compartilhe:

A Prefeitura de Curitiba iniciou, nesta quinta-feira (27/11), uma intervenção emergencial para corrigir uma erosão de grande porte formada na Rua Visconde do Rio Branco, no cruzamento com a Rua Fernando Moreira, região central da cidade, próximo ao Sesc da Esquina.

A situação foi identificada nas primeiras horas da manhã e equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) foram imediatamente acionadas para avaliar e iniciar a correção.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Ao chegar ao local, os técnicos constataram que uma antiga galeria construída em pedras havia cedido. Por conta disso, o trecho foi isolado e sinalizado para garantir a segurança de motoristas e pedestres. A estrutura antiga será substituída por uma nova galeria de águas pluviais em concreto, com 15 metros de extensão e 0,80 metro de diâmetro, ampliando a capacidade de escoamento em um ponto historicamente sensível aos efeitos das chuvas intensas.

A intervenção integra o PRO Curitiba, maior programa de obras e reformas da história da cidade, com mais de R$ 6 bilhões em investimentos previstos até 2028.

A previsão é de que o trabalho seja concluído até a próxima segunda-feira (1/12), dependendo das condições climáticas.

Segundo o engenheiro do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, João Vidal Filho, a intervenção era necessária e urgente.

“Além de conter a erosão, vamos ampliar a capacidade de drenagem na região, uma vez que a antiga galeria antiga já não comportava o volume de água que a região exige. A nova estrutura vai modernizar o sistema de drenagem e garantir mais segurança para quem circula pelo Centro”, afirma Vidal.

A região central, fortemente urbanizada e de baixa permeabilidade, costuma registrar pontos de alagamento em dias de chuva forte. A nova galeria deve melhorar o fluxo das águas pluviais e reduzir a recorrência desses transtornos.

Bloqueios e trânsito

Para permitir a execução dos trabalhos, foram implantados bloqueios temporários nos cruzamentos da Visconde de Guarapuava com Saldanha Marinho e da Visconde de Nácar com Augusto Stresser. A Rua Augusto Stresser já está liberada, sem registro de congestionamentos. Outras liberações ocorrerão conforme o ritmo das obras.

Agentes da Setran orientam o trânsito na região. Motoristas devem redobrar a atenção na região e seguirem as sinalizações e, quando possível, utilizarem rotas alternativas enquanto as equipes concluem os serviços.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias