PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

‘Era tudo mato’: 1º grande parque da Regional do Tatuquara tem pinhão como protagonista

O Parque Pinhal de Santana é a 45ª unidade de conservação, entre parques e bosques, da cidade de Curitiba.
O Parque Pinhal de Santana é a 45ª unidade de conservação, entre parques e bosques, da cidade de Curitiba.

Geovane Barreiro e Elizangela Jubanski, especial para o Nosso Dia

25/11/22
às
19:46

- Atualizado há 3 anos

Compartilhe:

Não é meme, mas a curitibana e estudante de Pedagogia Elisangela Ribeiro, 33 anos, garante que a região onde está o Parque Pinhal de Santana, em Curitiba, era ‘tudo mato’. Segundo ela, há pouco mais de 10 anos, parte do bairro Campo de Santana, que integra a Região Sul da Capital, era tomado por matagais e áreas abandonadas. A realidade mudou e, nesta sexta-feira (25), a região recebeu a primeira grande área verde de lazer da Regional Tatuquara. O Terminal de Ônibus e a própria Regional são outras duas obras que fazem parte das estrutura de mudança que a Região Sul passa.

Parque Pinhal de Santana é a primeira grande área verde de lazer da Regional Tatuquara. Foto: BG/Nosso Dia

Ao Portal Nosso Dia, a estudante, que é mãe de duas filhas, comemora a inauguração do Parque Pinhal de Santana. “Antes de morar aqui, passamos pelo Xaxim, pelo Sítio Cercado. Viemos pra cá e antigamente, quando passava, não dava nem pra olhar para o lado porque era tudo mato, tudo barro. Hoje, tem uma diferença enorme, principalmente, com o parque. Agora tem pra onde ir com as crianças para passear. Fiquei contente por eles terem pensado na gente, aqui. O bairro foi crescendo muito e a gente tem que valorizar essa região, também”,, diz ela, que mora no bairro há 13 anos.

Estrutura

A área de mata nativa do Parque Pinhal de Santana tem 350 mil metros quadrados. Ele está em uma localização privilegiada do bairro, na rua Delegado Bruno de Almeida, em frente à aldeia indígena Kakané Porã. Os protagonistas da vez são os pinhões e uma pinha, feitos artesanalmente por um índio artista.

Inauguração do parque contou com a presença do prefeito Rafael Greca e do vice Eduardo Pimentel. Foto: BG/Nosso Dia

Para os amantes de corrida, o parque possui pista de caminhada e parquinho inclusivo com piso emborrachado. Ainda, o novo parque possui sedes da Guarda Municipal e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. As caixas do projeto Jardins de Mel, de abelhas nativas sem ferrão, também estão no parque para as famílias aproveitarem.

Presente na inauguração, o prefeito de Curitiba Rafael Greca garante que a construção do parque é um presente de Natal. “É um presente de Natal para o ano que vai nascer, mas também é um símbolo da nossa identidade. Isso porque, se nós não cuidarmos na nossa floresta, não cuidaremos de nós mesmos”, diz Greca, em entrevista ao Portal Nosso Dia.

Área de mata nativa tem 350 mil metros quadrados. Foto: BG/Nosso Dia

Cultura e lazer

O Parque Pinhal de Santana é a 45ª unidade de conservação, entre parques e bosques, da cidade de Curitiba. O planejamento e a execução dos mais variados projetos são marcas do bom desenvolvimento da Capital, segundo o vice-prefeito Eduardo Pimentel. “Mais que planejamento, é a sabedoria de tirar as obras do papel e isso é um exemplo. Aqui perto temos o Bairro Novo da Caximba, a maior revolução habitacional, social e ambiental da história recente de Curitiba, assim como a Fazenda Solar. Esse planejamento e essa execução são efetivos”, explica ao Portal Nosso Dia.

Parque fica na na Rua Delegado Bruno de Almeida. Foto: BG/Nosso Dia

Além de passear, o parque traz um movimento cultural para a região. “As famílias têm aqui mais um espaço de lazer, esporte e entretenimento. Sem contar que esse parque traz cultura também porque temos aqui o Pinhal de Santana, que mostra a quantidade de pinheiros que temos aqui no bairro Campo de Santana”, continua Pimentel.

A área de construção do parque foi doada pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). A secretária de Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, destacou a oferta. “Esse parque nasceu de uma proposta que veio da Cohab, quero agradecer ao nosso colega José Lupion, da Cohab. Esse área era da Cohab e ele teve sensibilidade de entender esse pinheiral e transformou em um parque”, agradece ela, durante a inauguração.

Caixas do projeto Jardins de Mel, de abelhas nativas sem ferrão. Foto: BG/Nosso Dia

Além do prefeito, do vice e da secretária de Meio Ambiente, estavam na inauguração lideranças regionais, vereadores, o presidente da Cohab José Lupion, representantes da Guarda Municipal, professores e estudantes de escolas municipais da região.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias