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A EPR Litoral Pioneiro encerrou, no último dia 19, a primeira fase de obras do ciclo de obras chamado “Ano II”, que consiste na recuperação das rodovias sob sua administração. A concessionária realizou durante o ano um trabalho significativo nos 605 quilômetros onde atua, garantindo mais conforto e segurança aos motoristas.
“Os usuários que circularem pelas rodovias sob concessão neste fim de ano terão ainda mais segurança durante suas viagens. As obras realizadas contemplaram intervenções profundas que impactam diretamente na qualidade e na durabilidade das estruturas”, comenta o diretor de Engenharia da EPR Litoral Pioneiro, Juarez Cordeiro. “Isso significa fluidez segura e eficiente, tanto para os veículos de pequeno quanto para os de grande porte”, destaca.
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O foco do trabalho foi a recuperação do pavimento e a conservação das rodovias. No trecho do Litoral, as obras atuaram em 881 mil metros² de pavimento, com a aplicação de 61 mil toneladas de asfalto, com prioridade para o trecho de Serra do Mar. Além disso, foi realizada a pintura de mais de 40 mil metros² de faixas de sinalização horizontal e a aplicação de 10 mil tachas nas rodovias BR-277, PR-407, PR-408 e PR-508.
Outro destaque é a recuperação das passarelas para pedestres na PR-407, em Paranaguá, e o reforço da estrutura da ponte sobre o riacho Passa Sete, na PR-408, em Morretes, que permitiu o aumento da capacidade no fluxo em direção a Morretes e Antonina.
Na avenida Ayrton Senna, em Paranaguá, as equipes realizaram a recuperação do pavimento rígido, essencial para o fluxo de veículos em direção ao Porto de Paranaguá. Entre os meses de novembro e dezembro foi executada a recuperação de mais de 25 placas de concreto em pavimento rígido na via.
Campos Gerais e Norte Pioneiro
As rodovias do interior também tiveram melhoria na qualidade e na capacidade de tráfego com as obras de recuperação. Pontos importantes das BRs 153 e 369, e das PRs 151, 092 e 855 receberam recuperação no pavimento em locais relevantes para os usuários.
“O trecho entre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro também foi prioridade na atuação da EPR Litoral Pioneiro durante este ano, dada a relevância das rodovias da região e a circulação da produção agrícola paranaense”, comentou Cordeiro. Foram mais de 5,5 mil toneladas de asfalto aplicadas nas rodovias, junto com a realização de 92 mil metros² de microrrevestimento asfáltico na PR-151, além do trabalho de reciclagem do pavimento na PR-092.
Operação Verão
A concessionária finaliza a execução do trabalho no primeiro bimestre de 2026 e durante sua Operação Verão não deve realizar obras com interdição de rodovia durante os dias de maior movimento. Serão executados apenas reparos emergenciais caso se mostrem necessário. O objetivo é garantir fluidez de tráfego aos usuários que circulam pelos trechos concedidos e manter elevados níveis de segurança.