Toda a extensão da faixa de areia de Matinhos, Litoral do Paraná, começa a ganhar ‘cara nova’ com a engorda da praia, já chegando no último sábado (16) ao pico da cidade. Imagens aéreas, feitas pela ‘Matinhos Agora’, mostram que obra fez dobrar o espaço a beira do mar, o que deve dar mais oportunidades a turistas e diminuir os impactos da maré alta.

PUBLICIDADE
Imagens feitas pelo Matinhos Agora

De acordo com o governador Ratinho Junior, a obra já tem atraído mais empresas ao Litoral do Estado. “Está um sucesso, todo mundo acompanhando a transformação que está acontecendo. O número de empresas indo para o Litoral querendo construir hotéis, pousadas e restaurantes aumentou absurdamente nas últimas semanas”, disse em entrevista no início de julho.

Engorda

O projeto da engorda foi desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT) e analisado pela equipe multidisciplinar da UFPR, através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, e é executado pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação.

A extensão da faixa de areia é feita pelo processo de dragagem, na qual uma tubulação de até 4,4 km é acoplada à Draga Galileo Galilei, embarcação especial que remove areia da jazida determinada em alto mar. Essa tubulação é chamada de “Linha de Recalque”. A draga, então, transporta esta areia até a ponta da linha de recalque e bombeia o material até a praia.

PUBLICIDADE

Estão sendo investidos R$ 314,9 milhões em todas as intervenções nesses 6,3 km de orla. O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município.