
- Atualizado há 23 segundos
O Governo do Paraná vai oferecer 3.757 vagas em universidades estaduais para estudantes da rede pública por meio do Aprova Paraná Universidades, programa que utiliza o desempenho na Prova Paraná Mais como critério de classificação. As provas acontecem nos dias 12 e 13 de novembro e são voltadas a alunos da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio das escolas estaduais.
Nesta edição, o número de vagas cresceu em relação ao ano anterior — são 39 oportunidades a mais que em 2025. O programa reserva 20% das vagas nas sete universidades estaduais para estudantes da rede pública: UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Após a realização das provas, os resultados serão divulgados no dia 19 de janeiro de 2026 no site www.aprova.pr.gov.br. Em seguida, os candidatos poderão se inscrever e escolher até duas opções de cursos no sistema da Secretaria da Educação (Seed-PR).
No último processo seletivo, cerca de 30 mil estudantes da rede pública participaram da disputa por 3.718 vagas nas universidades estaduais. Os cursos mais procurados foram Administração, Direito, Medicina, Pedagogia e Ciências Contábeis.
De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o programa representa um avanço histórico no acesso ao ensino superior. “O Aprova Paraná Universidades é mais uma garantia de que nossos alunos tenham igualdade de oportunidades para estudar em universidades públicas de qualidade”, afirma.
O diretor de Educação da Seed-PR, Anderfabio Oliveira, destaca que a iniciativa democratiza o acesso e facilita a participação dos estudantes. “As provas são aplicadas nas próprias escolas, o que estimula a adesão dos alunos e supera barreiras como distância e insegurança”, explica.
Já o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, lembra que as universidades estaduais paranaenses se destacam em rankings nacionais e internacionais. “Com o Aprova Paraná Universidades, ampliamos o acesso a instituições de excelência e fortalecemos a formação acadêmica e profissional dos jovens da rede pública”, ressalta.
A expectativa do Governo do Estado é de que a edição 2026 do programa tenha uma adesão ainda maior, consolidando o Aprova Paraná Universidades como um dos principais instrumentos de democratização do ensino superior no Paraná.