PUBLICIDADE
Explosivos /
DIA A DIA

Enaex retoma atividades em fábrica em Quatro Barras após explosão que deixou nove mortos

A empresa informou que a retomada começa com a produção de insumos não explosivos, após rigorosas inspeções técnicas e autorizações
A empresa informou que a retomada começa com a produção de insumos não explosivos, após rigorosas inspeções técnicas e autorizações

Redação Nosso Dia

08/10/25
às
14:28

- Atualizado há 23 segundos

Compartilhe:

A Enaex Brasil anunciou que está retomando gradualmente as operações em seu complexo industrial de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, quase dois meses após a explosão que matou nove trabalhadores na unidade de X-Booster, em 12 de agosto.

A empresa informou que a retomada começa com a produção de insumos não explosivos, após rigorosas inspeções técnicas e autorizações. O complexo, que conta com 25 unidades produtivas, passará por um processo progressivo até que 100% da capacidade seja restabelecida nas próximas semanas.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Segundo a Enaex, todas as autorizações legais foram obtidas e um plano de retorno seguro foi implementado. As equipes de colaboradores passaram por treinamentos específicos antes da reabertura. A produção do explosivo X-Booster, envolvido no acidente, não será retomada no curto prazo.

A companhia reforçou que continua colaborando com as autoridades nas investigações sobre a tragédia e destacou que “a segurança e a vida das pessoas são prioridade”.

Relembre a tragédia

No dia 12 de agosto de 2025, uma forte explosão atingiu a planta de fabricação de explosivos da Enaex em Quatro Barras. O incidente ocorreu na linha de produção de X-Booster, um tipo de detonador usado na mineração. Nove trabalhadores morreram e outros ficaram feridos.

O impacto da explosão foi sentido em bairros vizinhos e chegou a danificar estruturas próximas. A área foi isolada e passou por perícia técnica conduzida pela Polícia Científica e por equipes do Instituto de Criminalística, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

Desde então, as operações na unidade estavam suspensas, e a empresa vinha adotando medidas de segurança e suporte às famílias das vítimas, enquanto as investigações sobre as causas do acidente seguem em andamento.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias