- Atualizado há 2 anos
O Paraná será representado pela empreendedora Maria Cristina Cavassin, de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN). A final acontece no dia 23 de novembro, em Brasília.
Maria foi a grande vencedora da etapa regional, na categoria Microempreendedora Individual (MEI), que reuniu participantes dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Agora, ela disputa a premiação nacional com mais quatro finalistas.
“Recebi a notícia com muita alegria. O ano de 2022 tem sido maravilhoso para mim, de muitos reconhecimentos, e este é mais um que me enche de orgulho por tudo que tenho construído”, comemora Maria.
Em Colombo, ela é proprietária do Spazio Cris, um salão fundado em 1984 depois de incentivo da família.
“Eu sempre digo que todo mundo tem uma vocação e uma profissão. A profissão que eu escolhi foi de cabeleireira, muito pelo apoio da minha mãe. Ela dizia que eu tinha que ter um salão para arrumar as minhas irmãs e os parentes”, recorda a empreendedora.
A vocação a que ela se refere é a de educadora. Professora aposentada, ela levou a dupla jornada até 2018, quando decidiu empreender.
O negócio tomou mais corpo após ela ter feito o Empretec, um programa de formação de empreendedores.
“A partir do seminário, eu mudei o salão em diversos aspectos, desde o atendimento ao cliente até os serviços oferecidos. Mudou toda a minha visão do negócio. Ajudou a me consolidar como empreendedora”, pontua Maria.
Atualmente, o empreendimento também funciona como uma espécie de incubadora para pessoas que querem aprender as atividades de cabeleireira e manicure.
“A gente ensina o passo a passo de cada profissão. Me sinto feliz porque vejo que estou ajudando outras mulheres a terem um negócio próprio”, enfatiza.
Para a consultora do Sebrae/PR, Dianalu Caldato, a escolha vem para coroar um trabalho desenvolvido com carinho e amor.
“Traduz o esforço e o trabalho do empreendedorismo feminino, mostrando o potencial da mulher paranaense que tem jornada dupla, por vezes tripla e, mesmo assim, se destaca e é reconhecida. Uma referência para todos nós de como empreender pode ser transformador”, destaca.
Além de Maria, concorrem na etapa nacional: a empreendedora Laís Alves de Lima Freitas (Bahia); Carolina dos Santos Debus (Mato Grosso do Sul); Samila da Silva Pinheiro (Amazonas); e Marina Ulhôa Carvalho (Minas Gerais). As premiações incluem smartphones, missão técnica nacional de capacitação e cursos oferecidos pelo Sebrae.
A premiação tem o propósito de reconhecer histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres. Desde 2004, quando houve a primeira edição, mais de 80 mil empreendedoras se inscreveram. Dividido em três etapas (estadual, regional e nacional), o PSMN premia nas categorias Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual.