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O uso do telefone celular ao dirigir representa um risco para motoristas, passageiros e pedestres. Nos primeiros três meses deste ano, foram registradas em Curitiba cerca de 3.600 de infrações pelo uso do celular ao volante em Curitiba. O costume tem diminuído entre os curitibanos, com uma queda de 34% no número de ocorrências entre 2024 e 2022. Mas ainda é preocupante.
Em 2022, o uso de celular foi a nona infração mais registrada em Curitiba, com 23.929 casos. No ano seguinte, a décima, com 18.930 ocorrências. Em 2024, foram 15.813, sendo a 11ª infração mais comum. Nos registros parciais de 2025, o uso de celular ocupa a 12ª colocação, continuando a tendência de queda. Porém, é importante que a população se conscientize dos perigos acarretados pelo aparelho no trânsito.
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Não à toa, usar o telefone celular ao dirigir – seja para falar, enviar mensagens, navegar ou consultar as redes sociais – é uma infração gravíssima e implica em multa de R$ 293,47 e a soma de sete pontos na carteira, como reforça o superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti.
“Por mais que a gente ache que aqueles segundinhos não fazem a diferença, é o que pode, eventualmente, causar um atropelamento ou uma colisão. Então, a gente pede para a população ter muito cuidado e lembra que o uso do celular no trânsito é uma infração gravíssima. Mas não só isso, o cuidado principal é com as vidas que a gente precisa salvar no trânsito”, destacou o superintendente.
Aproveitar o pequeno intervalo de pausa no semáforo para dar uma conferida no aparelho celular é outra ação comum, mas perigosa e proibida. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o uso do aparelho é uma infração mesmo com o veículo imobilizado no semáforo.
“Não é permitido utilizar o celular em nenhum momento enquanto estiver na direção do veículo, porque o semáforo é apenas uma parada. Por isso, a gente pede: desacelere e estacione o veículo, porque parada no sinal não é estacionamento”, explicou a diretora da Escola Pública de Trânsito ABC, Melissa Puertas Sampaio.
A diretora ainda reforça sobre a proibição de manusear o celular, falar ao telefone e também sobre o uso de fone de ouvido ao volante, que inibe um sentido muito importante na prevenção de acidentes, a audição. Melissa orienta ainda que o fone deve ser evitado, ou utilizado com responsabilidade, por pedestres e ciclistas.
Evitar o uso de celular no trânsito não é apenas uma obrigação para o motorista, mas também um cuidado importante para pedestres e ciclistas. A desatenção causada pelo celular ao atravessar ruas, por exemplo, é outra facilitadora de acidentes.
Algumas medidas já estão sendo tomadas pela Prefeitura, pensando nos pedestres, como a instalação de barras de LED em faixas de travessia de pontos estratégicos na cidade. Atualmente, o novo tipo de semáforo pode ser encontrado na região da Ligga Arena, em quatro cruzamentos: Avenida Presidente Getúlio Vargas com Rua Buenos Aires; Rua Brasílio Itiberê com Rua Buenos Aires; Rua Brigadeiro Franco com Avenida Presidente Getúlio Vargas; e Avenida Presidente Getúlio Vargas com Rua Desembargador Motta. Mas há a intenção de ampliar a utilização da tecnologia para outras regiões.
Os sistemas de navegação, como o GPS, também podem representar uma distração aos motoristas, então a diretora recomenda observar o trajeto sugerido com antecedência. Assim, fica mais fácil evitar maiores surpresas e precisar dividir a atenção com uma tela.
“O ideal seria não utilizar o GPS, mas sabemos que nem sempre é possível, principalmente em casos como motoristas de aplicativo. Então, ao abrir o mapa, já faça um apanhado geral das vias que irá pegar, e o principal, não se dispersar com as mensagens na tela”, recomenda Melissa.
O tema da campanha deste ano é “Desacelere, seu bem maior é a vida”. Ao longo do mês, a Superintendência de Trânsito (Setran), através da Escola Pública de Trânsito ABC, vai realizar uma série de ações voltadas à prevenção e educação.
A programação da campanha começa com palestras em escolas municipais e empresas e blitze educativas nas ruas, canaletas e demais faixas exclusivas do transporte coletivo.