PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Em parceria com gigante de infraestrutura espanhola, Sanepar prepara expansão nacional

A assinatura ocorreu na sede global da empresa, em Madri, durante missão internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior
Foto: Sanepar
A assinatura ocorreu na sede global da empresa, em Madri, durante missão internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior

Redação*

26/09/25
às
10:49

- Atualizado há 6 segundos

Compartilhe:

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) deu nesta sexta-feira (26) o primeiro passo para expandir sua atuação além das fronteiras do Estado, com a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Acciona, multinacional espanhola especializada em infraestrutura sustentável e energias renováveis. A assinatura ocorreu na sede global da empresa, em Madri, durante missão internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Segundo o governador, sob a sua gestão a Sanepar consolidou-se como a maior companhia pública de saneamento do Brasil e, agora, com a nova parceria com a Acciona, se prepara para avançar para outros mercados. “Este é mais um passo importante no processo de crescimento da Sanepar, que se torna cada vez mais uma referência nacional do setor”, afirmou Ratinho Junior.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“No Paraná, a atuação da Sanepar é um exemplo, o que já garantiu 100% de abastecimento à população dos 345 municípios atendidos, além de um índice de 81% de coleta de esgoto, sendo 100% dele tratado, o que permitirá ao Estado alcançar as metas do Marco Legal do Saneamento ano antes do prazo estipulado”, acrescentou o governador.

O documento, que também foi assinado pelo diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, e o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalício Risden Junior, estabelece que as duas empresas realizarão estudos, avaliações e tratativas para possível participação conjunta, via consórcio, em concorrências públicas de saneamento em diferentes regiões do Brasil.

Foto: Jonathan Campos/AEN

O presidente da Sanepar explicou que, em junho, o Conselho de Administração da Sanepar já havia autorizado a avaliação de novos negócios relacionados ao tratamento e destinação de resíduos, expansão de mercado e parcerias para instalação de redes de fibra óptica em sistemas de esgotamento sanitário. “Essa decisão permitiu que a companhia iniciasse a aproximação com grupos privados e jurídicos para estruturar consórcios e joint ventures, em uma expansão feita de forma gradual e criteriosa”, comentou Bley.

Além de ser referência mundial em sustentabilidade e práticas ESG, a Acciona registrou um faturamento global de € 19,19 bilhões em 2024, com neutralidade de carbono e liderança em rankings de empresas verdes.

A Acciona do Brasil faz parte do conglomerado espanhol Acciona, especializado em infraestrutura sustentável e energias renováveis. Instalada no país desde 1996, já atuou em projetos de saneamento em Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, além de obras de infraestrutura como o Terminal 2 do Porto do Açu (RJ), a transformação da estação Júlio Prestes em Sala São Paulo e a retomada da Linha 6–Laranja do metrô paulistano.

CRESCIMENTO SUSTENTADO – A iniciativa ocorre em um momento de robustez da Sanepar. No segundo trimestre de 2025, a companhia registrou receita líquida de R$ 1,7 bilhão, um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Atualmente, a Sanepar atende 345 municípios – 344 no Paraná e um em Santa Catarina – com mais de seis décadas de experiência na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A parceria com a Acciona amplia o horizonte da empresa, agregando a expertise da multinacional espanhola em projetos, construção e operação de estações de tratamento.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL – Durante a agenda em Madri, a Sanepar também lançou, na quinta-feira (25), o Sanepar 5.0, programa que acelera a transformação digital da empresa e fortalece a inteligência hídrica no Paraná.

Apresentado no Spain Smart Water Summit 2025, o programa atua em cinco pilares estratégicos: infraestrutura digital e cibersegurança; inteligência de dados e gestão integrada; operações inteligentes; experiência do cliente e serviços digitais; e conexão sustentável 5.0. Entre os resultados esperados estão a redução de custos, maior confiabilidade e disponibilidade de ativos, diminuição das perdas de água e melhoria da experiência do cliente.

O Sanepar 5.0 emprega tecnologias como Inteligência Artificial, Gêmeos Digitais, Machine Learning, Internet das Coisas, Big Data e Business Intelligence, visando tornar os serviços oferecidos aos 11 milhões de paranaenses mais eficientes, resilientes e preparados para o futuro.

As iniciativas incluem o monitoramento de corpos hídricos e poços de esgoto, redução de perdas de água em tubulações com sensores, robôs, hidrofones inteligentes e imagens de satélite, além de ações de saneamento circular e regenerativo, transformando resíduos em biogás, fertilizantes e água de reuso.

MISSÃO ESPANHA E ALEMANHA – Ratinho Junior lidera uma nova missão internacional à Espanha e Alemanha de 24 a 29 de setembro. Na Espanha, foram feitas reuniões com empresários e formalizado um termo de cooperação com o ONU-Habitat, agência das Nações Unidas voltada ao desenvolvimento urbano sustentável, que oficializa o Paraná Hub como parte da Coalizão Local2030 – rede global da ONU que conecta governos, empresas e sociedade civil para acelerar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos territórios.

O Paraná é o único estado do Brasil e da América Latina com reconhecimento internacional nesse modelo de localização dos ODS, reforçando sua posição como referência global em desenvolvimento sustentável. A coordenação da iniciativa é feita pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES).

Entre os dias 27 e 29 de setembro, a comitiva estadual tem compromissos na Alemanha, visando parcerias nas áreas de tecnologia e educação. A primeira reunião acontece em Wolfsburg, com visita ao planetário da cidade, considerado um dos mais modernos do mundo e referência pela integração com programas educacionais.

Em Jena, na região central da Alemanha, a comitiva conhecerá as instalações da Carl Zeiss, fabricante referência global em equipamentos ópticos e médicos, visitando a divisão de projetores estelares para acompanhar a montagem de domos e sistemas digitais de planetários. Após a visita, as autoridades paranaenses se reúnem com executivos da empresa.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias