- Atualizado há 2 semanas
No início da propaganda eleitoral gratuita nesta sexta-feira (30), o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), apareceu lado a lado do prefeito Rafael Greca (PSD), a quem chamou de professor, e do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), a quem nominou como parceiro de primeira hora, que são principais apoiadores da campanha. Quem também marcou presença foi o ex-governador Paulo Pimentel, avô de Eduardo.
Na primeira parte do programa, Eduardo destacou a importância da paz política entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná, relembrando como estava a cidade antes do prefeito Rafael Greca assumir, com problemas estruturais, transporte desintegrado e sem dinheiro em caixa. Neste momento do programa, o atual prefeito Greca apareceu pela primeira vez destacando as mudanças que foram feitas.
“O secretário de Finanças me comunica que havia R$ 4 mil em caixa, tanto que a cidade tinha sido rebaixada com a categoria C. Uma cidade de terceira categoria. Hoje, Curitiba é de novo letra A na sua capacidade de pagamento”, afirmou Greca, para em seguida Pimentel lembrar do ajuste fiscal feito na capital. “A partir deste ajuste fiscal, das finanças da prefeitura no administrativo e na previdência, é que nós conseguimos ter o remédio nas patreleiras, as escolas e obras com seus pagamentos em dia. Conseguimos a voltar a ter a Curitiba que sempre amamos e nos orgulhamos”, disse.
Em seguida, o programa de Eduardo Pimentel destaca a parceria com o governador do Paraná, Ratinho Jr., que também aparece. É salientado o trabalho do candidato como secretário Estadual de Obras e, em seguida, o próprio governador afirma que Eduardo é o candidato mais preparado para comandar Curitiba, ao enfatizar que a mudança de prefeito precisa ser feita com responsabilidade.
“Curitiba, o Paraná, o Brasil e o mundo têm reconhecido nossas conquistas rumo ao desenvolvimento sustentável e que gera qualidade de vida, porque faz mais, melhor e mais rápido. Não há nenhum outro candidato mais preparado que o Eduardo para ser o nosso prefeito de Curitiba e seguir em frente, entregando resultados que muda a vida das pessoas para melhor”, destacou o governador.
Também aparece na prograganda o ex-governador Paulo Pimentel, avô de Eduardo, lembrando que o neto está preparado e tem as melhores qualidades para ser o próximo prefeito de Curitiba.
Nos próximos programas, o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo), conhecido nome no combate à corrupção, deverá ter destaque, assim como a deputada estadual Márcia Huçulak, que ganhou notoriedade pela forma que levou o combate à pandemia de covid-19 em Curitiba.
A veiculação das propagandas eleitorais é obrigatória para as emissoras de rádio e TV, que devem transmitir os programas dos partidos políticos e coligações de segunda a sábado. No rádio, as propagandas serão transmitidas das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os horários são das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
A sequência de exibição definida pelo sorteio ficou assim: em primeiro, a Coligação Curitiba Melhor Para Todos (PP e PRD); em seguida, a Coligação Curitiba Pode Mais (União Brasil); depois, a Coligação Curitiba + Social e Humana (PDT, PSB e a Federação Brasil da Esperança – PT, PC do B e PV); na quarta posição, a Federação PSOL e REDE; em quinto, a Coligação Curitiba Amor e Inovação (Republicanos, MDB, Podemos, PL, PSD e AVANTE); e, por último, o partido Solidariedade.
No que diz respeito ao tempo total de propaganda, a Coligação Curitiba Melhor Para Todos terá 1 minuto e 7 segundos; a Coligação Curitiba Pode Mais contará com 1 minuto e 14 segundos; a Coligação Curitiba + Social e Humana terá 2 minutos e 12 segundos; a Federação PSOL/REDE, 25 segundos; a Coligação Curitiba Amor e Inovação disporá de 4 minutos e 42 segundos; e, por fim, o Solidariedade terá 17 segundos.
O TRE-PR também determinou que as emissoras reservem 70 minutos diários para inserções de 30 e 60 segundos, que serão distribuídas entre 5h e meia-noite, de segunda a domingo. Essas inserções serão divididas em 60% para os candidatos a prefeito e 40% para os candidatos a vereador.