- Atualizado há 2 semanas
O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcel Henrique Micheletto (PL) encerra 2024 como prefeito eleito do município de Assis Chateubriand, no oeste paranaense. Em sua primeira disputa eleitoral, em 2012, foi eleito prefeito de Assis Chateaubriand, com 78% dos votos válidos pelo PMDB. Único candidato no pleito de 2016, foi reeleito com 100% dos votos. Durante o mandato, ocupou a presidência da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), além da vice-presidência da Confederação Nacional dos Municípios.
Em 2018, foi eleito deputado estadual com mais de 43 mil votos, pela coligação PRB, PHS, PR e Avante. Após a posse, assumiu como 3º Secretário da Assembleia Legislativa. Em julho de 2020, licenciou-se do mandato na ALEP para assumir a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência no Governo do Paraná. Em 2022 retornou à Assembleia Legislativa com o dobro da votação obtida no pleito anterior, 73.655 votos e assumiu a primeira vice-presidência da Casa.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
No seu último discurso em Plenário, Micheletto se despediu de sua trajetória como deputado estadual. “Estou no meu segundo mandato como deputado estadual. No primeiro, fui secretário estadual de Administração e líder do Governo, enfrentando dias difíceis, como a venda da Copel. Tenho muito orgulho dessa carreira, criei amizades e construí pontes. Peço desculpas se, em algum momento, passei do limite”.
Em sua fala, ele também agradeceu aos colegas parlamentares, à equipe que o acompanhou ao longo dessa trajetória, e destacou sua relação de confiança e respeito com o governador Ratinho Junior. “O Governador Ratinho Junior é um irmão. Ele acreditou em mim, e eu acreditei nele. Juntos, construímos um trabalho de proximidade e resultados”.
Quem assume a vaga do deputado Marcel Micheletto (PL) é o atual vereador por Londrina, Jairo Tamura (PL). Formado em Agronomia e Direito, com 5 mandatos como vereador e duas vezes presidente da Câmara de Vereadores de Londrina. Em abril de 2024, durante a janela partidária, migrou do Partido Liberal para o União Brasil para disputar a prefeitura, o que não aconteceu e, em dezembro deste ano voltou para o Partido Liberal ficando apto para assumir a vaga de suplente a partir de 2025.
Com a confirmação de Tamura para deputado estadual, Londrina mantém três representantes no Parlamento Paranaense. Atualmente a deputada Cloara Pinheiro (PSD) e os deputados Tercílio Turini (MDB) e Tiago Amaral (PSD) são os representantes dos londrinenses na Assembleia. O deputado Tiago Amaral (PSD) assume o cargo de prefeito de Londrina a partir de janeiro, mas com a vinda de Jairo Tamura (PL), o segundo maior município do estado mantém seus três representantes.
*Com informações da Alep