PUBLICIDADE
Paraná /
POLÍTICA

Acirrada, eleição do PT do Paraná será decidida em segundo turno entre Zeca Dirceu e Arilson Chiorato

Disputa interna mobiliza base petista; votação final acontece no dia 27 de julho
Zeca Dirceu e Arilson Chiorato disputam a presidência do PT Paraná. Foto: Orlando Kissner / Alep e Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Disputa interna mobiliza base petista; votação final acontece no dia 27 de julho

Angelo Binder

08/07/25
às
15:31

- Atualizado há 11 horas

Compartilhe:

As eleições internas do Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná caminham para um desfecho disputado. O deputado federal Zeca Dirceu e o deputado estadual Arilson Chiorato vão se enfrentar no segundo turno da escolha para a presidência estadual da legenda, marcado para o próximo dia 27 de julho.

A definição dos candidatos finalistas veio após a apuração de 94% dos votos válidos nas 275 cidades paranaenses onde houve votação. Com 7.616 votos, Zeca Dirceu ficou em primeiro lugar, seguido de perto por Arilson Chiorato, que recebeu 7.190 votos. A diferença entre os dois foi de apenas 426 votos, demonstrando o equilíbrio da disputa interna. Os outros postulantes, Tadeu Veneri e Hermes Leão, obtiveram 1.605 e 790 votos, respectivamente. Brancos e nulos somaram 684.

Zeca Dirceu é deputado federal reeleito e filho do ex-ministro José Dirceu. Tem forte presença na corrente majoritária do PT e defende uma atuação política mais institucional, alinhada ao governo federal. Com base eleitoral consolidada no sudoeste do estado, Zeca atua também como articulador em Brasília.

Já Arilson Chiorato, deputado estadual, presidiu o PT paranaense nos últimos anos. Ele é visto como representante de uma ala mais combativa e próxima das bases sociais e sindicais. Natural de Apucarana, tem forte atuação no interior do estado e aposta no engajamento militante para crescer no segundo turno.

A eleição começou a ser apurada no domingo (6) e se estendeu até a madrugada de terça-feira (8). No total, foram registrados 17.201 votos válidos, além de eleições simultâneas para as presidências nacional e municipal, e para chapas nas três esferas.

Em Curitiba, cerca de 1,3 mil filiados participaram da votação, que também elegeu os presidentes dos 10 zonais da capital. A eleição estadual também define os nomes que vão compor o novo diretório paranaense.

No plano nacional, o ex-ministro Edinho Silva foi eleito presidente do PT para os próximos quatro anos, com 13.713 votos no Paraná. O vencedor assumirá a presidência do PT Paraná num momento estratégico, com foco na preparação para as eleições de 2026 e na articulação política no estado.

TÁ SABENDO?

POLÍTICA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias