- Atualizado há 2 minutos
Atendendo uma solicitação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que nesta segunda-feira (19/5) pediu doações de sangue com urgência em Curitiba, o prefeito Eduardo Pimentel foi até o Hemepar fazer sua parte. Acompanhado da secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak, o prefeito doou sangue e, com o gesto, espera incentivar mais moradores da cidade a fazer o mesmo.
“Recebi o chamado, marquei de vir e vou divulgar, porque é importante a população ver que doar sangue salva vidas. É rápido, o processo da doação durou seis minutos, não toma tempo e a gente ajuda a repor os estoques aqui do Hemepar, que abastece mais de 380 hospitais no Paraná. Cada doação salva até quatro vidas, então, venham doar para que os estoques sejam regularizados, porque quem precisa tem pressa” disse o prefeito.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A unidade precisa principalmente de pessoas com tipo sanguíneo A+, A-, O+ e O-. O Hemepar Curitiba fica na Travessa João Prosdócimo, 145, bairro Alto da XV. A unidade funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 18h. Em caso de dúvidas, o telefone para contato é (41) 3281-4000.
“Não existe substituto para o sangue. Então, a única forma de fazer a substituição é por meio da doação. Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas, porque de uma bolsa é possível gerar quatro hemocomponentes. Nós pedimos para a população vir essa semana, porque a gente está só com 40% dos horários agendados”, disse a diretora do Hemepar, Vivian Patrícia Rasca.
Quem pode doar
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, no máximo três doações ao ano.
O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).