- Atualizado há 3 semanas
O candidato à Prefeitura de Curitiba pela Coligação Amor e Inovação, Eduardo Pimentel (PSD), tem empolgado trabalhadores da área da saúde. A agenda do candidato incluiu diversos encontros com profissionais da área nos últimos dias, pois garantir a saúde das famílias curitibanas é um dos pilares do seu plano de governo.
Nesta segunda-feira (16/9), acompanhado da deputada e ex-secretária da Saúde Curitiba, Márcia Huçulak, em uma visita a uma clínica de diagnósticos, Eduardo reafirmou que vai abrir um centro de diagnósticos público para atender a população e agilizar o atendimento nas consultas de especialidades.
“Nosso Centro de Diagnóstico público será referência e também abriremos duas novas UPAs e seis unidades de saúde”, destacou. “Quando assumimos, em 2017, não tinha paracetamol nos postos de saúde”, lembrou o candidato.
Marisa, técnica de enfermagem, considera muito importante que o candidato veja a saúde como prioridade. “Nós sabemos o quanto é importante esse olhar e buscar melhorar sempre mais”, disse Marisa.
Hospital novo
O futuro Hospital do Bairro Novo que Eduardo irá abrir terá 200 leitos, sendo 57 de UTI. O novo hospital curitibano ficará na região Sul da cidade, contará com leitos de enfermaria adulto e infantil, leitos de UTI adulto, infantil e neonatal, unidade de cuidados intermediários neonatal, leitos de saúde mental, centro cirúrgico, maternidade, diagnóstico por imagem e pronto atendimento adulto e infantil.
“A região que mais cresce em Curitiba é o Sul da cidade, e no Sítio Cercado vamos abrir um hospital municipal para atender a população”, destaca Eduardo. No outro extremo, o Governo do Estado está implantando um hospital em Colombo, município vizinho a Curitiba, que atenderá também a população da região mais ao norte da capital.
Curitiba terá 11 UPAs
Outra frente na proposta de Eduardo é a ampliação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com a abertura de duas novas unidades nas regionais de Santa Felicidade e Matriz. Com isso, Curitiba passará a contar com 11 UPAs.
As novas unidades se somam aos avanços anteriores, como a abertura da UPA Tatuquara e a reforma e reabertura da UPA CIC, que estavam fechadas antes da gestão de Pimentel como vice-prefeito ao lado de Rafael Greca. Esse reforço na rede de pronto atendimento é o planejamento frente à demanda por serviços de saúde de emergência em Curitiba.
Mais 6 Unidades de Saúde
A atenção básica também será fortalecida na gestão de Eduardo. Ele propõe a abertura de seis novas Unidades Básicas de Saúde em comunidades estratégicas como Janaína, Caximba, Parque Iguaçu, Tarumã, Matriz e Corbélia. Com elas, Curitiba passará a contar com 115 Unidades Básicas de Saúde.
As novas unidades ampliarão o acesso aos cuidados primários e preventivos, ajudando a desafogar outros postos. Eduardo destaca que, graças ao aplicativo Saúde Já, os agendamentos serão feitos de forma rápida e sem filas, como acontece atualmente.
A saúde mental e o atendimento especializado também se destacam nas propostas do candidato de Rafael Greca. Na gestão de Eduardo Curitiba vai abrir dois novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), aumentando para 15 o número de CAPS na cidade.
Outra novidade é que os CAPS passarão a atender 24 horas, ampliando o suporte a pacientes em crise e facilitando seu retorno ao convívio familiar.
Além disso, será inaugurado um segundo Centro de Atenção ao Autismo, complementando o trabalho já realizado pelo Ambulatório Encantar, que foi revitalizado e ampliado em 2019.
Centro de Diagnóstico por Imagem
A criação de um Centro de Diagnóstico por Imagem é outra proposta importante de Eduardo para a Saúde. O equipamento oferecerá exames avançados, como raio-X, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografias e videoscopias, reduzindo o tempo de espera e melhorando a precisão dos diagnósticos.
Eduardo também planeja continuar a revolução tecnológica na saúde iniciada na atual gestão, ampliando os serviços da Central Saúde Já, que permite videoconsultas com médicos da Prefeitura.
Desde sua criação, a Central já atendeu mais de um milhão de curitibanos e, com a implementação de novas tecnologias propostas, passará a contar com monitoramento remoto de pacientes em condições crônicas. Nesse sentido, o monitoramento usará Inteligência Artificial (IA), aplicativos móveis e dispositivos para coleta de dados de saúde. Esse avanço permitirá um acompanhamento mais contínuo e personalizado, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Eduardo vai ampliar o SUS Curitibano para que a capital continue a ser referência nacional em atendimento no país:
- Inauguração do Hospital do Bairro Novo (200 leitos).
- 2 novas UPAS: Santa Felicidade e Matriz.
- 6 novas UBS: Janaína (Tatuquara), Caximba, Parque Iguaçu (Sítio Cercado), Tarumã, Distrito Sanitário Matriz e Corbélia (CIC).
- Inauguração do Centro de Apoio de Diagnóstico por Imagem: realização gratuita de exames de Raio X, Tomografia, Ressonância Magnética, ultrassonografias e videoscopias.
- 2 novos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).
- 1 novo Centro de Atenção ao Autismo de Curitiba (hoje já tem o Laboratório Encantar).