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“É um trecho fundamental”, diz diretor da EPR sobre triplicação da BR-277, entre Curitiba e SJP

A intervenção abrange o trecho entre o Jardim Botânico, em Curitiba, e a região da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, avançando um pouco além do Contorno Leste
Diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira, em entrevista ao Nosso Dia (Foto: Nosso Dia)
A intervenção abrange o trecho entre o Jardim Botânico, em Curitiba, e a região da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, avançando um pouco além do Contorno Leste

Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

12/12/25
às
14:15

- Atualizado há 11 segundos

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A ampliação da BR-277 entre Curitiba e São José dos Pinhais marca um novo momento para a mobilidade urbana e rodoviária na Região Metropolitana de Curitiba. As pistas serão triplicadas e haverá ciclovias, transformando o local em um verdadeiro canteiro de melhorias. Segundo o diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira, o trecho é considerado estratégico e recebe atenção prioritária dentro do contrato de concessão com o Governo do Paraná.

“Esse trecho é fundamental. É o trecho urbano de Curitiba que demanda uma atenção prioritária. A obra contempla a implantação de faixas adicionais contínuas, ciclovias e melhorias estruturais que devem resultar em mais fluidez no tráfego e aumento da segurança viária. Com isso, aumenta a fluidez e rapidez de deslocamentos e também a segurança viária, que é o que a gente precisa sempre procurar”, disse em entrevista ao Portal Nosso Dia nesta sexta-feira, durante o lançamento das obras.

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A intervenção abrange o trecho entre o Jardim Botânico, em Curitiba, e a região da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, avançando um pouco além do Contorno Leste. Ao todo, serão 32 quilômetros de faixas adicionais, sendo 16 quilômetros em cada sentido, com requalificação completa das pistas para três faixas de rolamento.

“Além da ampliação da capacidade da rodovia, o projeto prevê a requalificação de pontes e viadutos, que passarão por obras de alargamento, implantação e melhoria de vias marginais em pontos estratégicos, além da construção de ciclovias ao longo do trecho entre São José dos Pinhais e o bairro Cajuru, em Curitiba”, afirmou o diretor.

(Foto: EPR Litoral)

No aspecto financeiro, Marcos Moreira destacou que a EPR investe, somente neste ano, cerca de R$ 1,5 bilhão em obras no Paraná, incluindo o Norte Pioneiro. “Para a ampliação específica da BR-277 neste trecho, o investimento previsto é de aproximadamente R$ 150 milhões. O cronograma foi pensado para reduzir impactos no tráfego, inclusive durante períodos de maior movimento. Não teremos impacto na operação verão. A obra começa com a preparação da marginal e depois avança de São José dos Pinhais até a frente de Curitiba, sempre pensando em não prejudicar o trânsito”, explicou.

O diretor também ressaltou a importância do diálogo com a sociedade e os usuários das rodovias durante a execução das obras. “Nosso valor é o diálogo. Receber contribuições das cidades e de toda a sociedade é fundamental para qualificar os investimentos e levar isso da melhor forma aos usuários”, afirmou. Atualmente, a EPR administra mais de 1,2 mil quilômetros de rodovias, número que deve chegar a 1,9 mil quilômetros com o novo contrato.

Para Marcos Moreira, o início das obras simboliza uma nova fase da concessão. “É um novo momento para todo o programa. Começar as obras e, de maneira adiantada, entregar no prazo é muito importante. Daqui para frente, será um grande canteiro de obras”, concluiu.

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