
- Atualizado há 4 dias
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou o grande legado em saúde do novo Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco, que oferecerá a estrutura mais moderna da atualidade. Localizado no centro da cidade, o hospital, inaugurado nesta segunda-feira, contará com 14.236,42 m² de área construída e 90 leitos, dos quais 20 serão de Unidade de Terapia Intensiva, incluindo 10 leitos neonatais.
A prefeita ressaltou como o hospital irá ajudar no atendimento da demanda do SUS (Sistema Único de Saúde), reforçando o compromisso com o acesso gratuito e universal à saúde.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Momento muito importante para a nossa cidade, saúde de qualidade, é um salto muito grande, é um novo tempo para a saúde desse município, inclusive tendo Piraquara como referência, ou seja, nossas gestantes de alto risco hoje poderão ser atendidas nesse hospital, onde já nasceram 14 bebês, já tivemos atendimento a 156 gestantes nessa primeira semana. Então, é um momento importante de avanço da saúde pública e um hospital moderno, inovador, 100% SUS”, disse
A inauguração do hospital marca um avanço histórico na rede pública de saúde do Paraná. O empreendimento será o primeiro hospital do estado construído dentro do modelo de Parceria Público-Privada (PPP), o que permite unir investimentos privados e gestão pública para ampliar e otimizar a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A novidade está chamando a atenção de diversas prefeituras brasileiras, que têm vindo a Pinhais conhecer a modelagem de PPP.
A secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, destacou que é uma obra importante demais para a cidade e Piraquara. “A maternidade já é referência a Pinhais e Piraquara. Desde o dia primeiro de dezembro já tivemos 14 nascimentos, com toda a estrutura adequada e UTI Neo Natal, com uma estimativa de 200 partos mês. Teremos realização também de exames especializados e a tão esperada UTI geral”, ressaltou.
Adriane lembrou que agora, após a construção, o grande desafio é manter o hospital. “A gente sempre reforça do financiamento tripartite, de fato quando a gente coloca no custo real da estrutura, há uma necessidade de recursos, de financiamento com o Governo Federal, pelo Ministério da Saúde, Governo do Paraná, pela Secretária de Saúde”, ressaltou.
Consórcio Saúde Pinhais
O consórcio Saúde Pinhais, responsável pela construção e operação do hospital, é formado por cinco empresas e liderado pela Supramed e pela Sial. O projeto, além de ampliar a oferta de leitos hospitalares, inclui modernas instalações, equipamentos de última geração e ambientes planejados para humanização do atendimento.
As obras começaram em 6 de junho de 2023, após a assinatura da ordem de serviço que deu início à fase de fundações. O contrato de concessão administrativa do consórcio Saúde Ltda., vencedor da licitação, tem prazo de 35 anos e prevê investimentos que ultrapassam R$ 1,2 bilhão ao longo desse período.
O consórcio foi responsável por construir o hospital, mobiliar e instalar equipamentos médicos e, assim que a obra ficar pronta, também irá administrar os serviços de recepção, laboratório, nutrição, segurança, manutenção predial, tecnologia e hotelaria