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Pesquisa feita em 2021 durante a revisão do Plano Diretor de Guaratuba, litoral do Paraná, apontou que 96% dos moradores da cidade querem a construção da ponte que ligará até Matinhos. A proposta entrou na segunda fase, após a conclusão e aprovação por parte do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que é a avaliação de especialistas sobre o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Por necessitar que a análise seja feita em diferentes estações do ano, o prazo de conclusão é de 420 dias, com término previsto para setembro.
Em entrevista ao Nosso Dia, o prefeito da cidade, Roberto Justus, afirmou que a ponte é fundamental para mudar a vida do guaratubano. “Eu tenho dito aqui em Guaratuba que para tudo aquilo que não há solução hoje, existe a ponte. Hospitais de alta e média complexidade, por exemplo, há essa dificuldade para o morador. Com a ponte, virão especialidades médicas e clinicas, pequenas hospitais e grandes hospitais. A ponte nos une ao Litoral e ao Paraná e cria um mercado consumidor de 100 mil habitantes, se somados com Matinhos”, destacou o prefeito.
Por enquanto, o município acompanha o andamento da proposta que é do Governo do Paraná. Para o prefeito, a ponte é quase uma unanimidade no município. “96% da população quer a ponte e 4% não, quer que Guaratuba seja uma vila. Justificativas as pessoas vão sempre buscar. Tem gente quer não quer a ponte porque vai passar perto de casa, são situações particulares, mas a maioria quer”, ponderou.
Atualmente, a travessia entre Guaratuba e Matinhos é feita somente por ferry-boat, com movimento estimado de 70 mil a 100 mil veículos por mês, número que salta para 200 mil na temporada de verão. As balsas têm apresentado diversos problemas, o que inclusive afeta na ida dos turistas ao município.
” O modelo de balsa não se sustenta mais. Pode ter gente forte que vai se mobilizar contra, mas o que vai definir é a vontade politica do governador e o recurso financeiro para se fazer esta grande obra para o Litoral do Paraná”, pontuou Justus.
Nesta etapa de licenciamento ambiental do projeto o investimento é de R$ 3.500.369,91. “Estou muito otimista com a Ponte de Guaratuba. Temos que vencer a burocracia para que nada atrapalhe este grande projeto. A certeza é que estamos dando todos os passos para resolver um problema antigo do Litoral”, afirmou o governador Ratinho Junior.
Ao Nosso Dia, o engenheiro Plinio Vivan Filho, da diretoria-geral do DER/PR, afirmou que no momento não há entraves para a proposta. “Atualmente não há entraves. A previsão para a conclusão dos Estudos Ambientais e Preliminares é para setembro de 2022, após a conclusão, iniciam-se as fases do projeto executivo, licitações e contratação”, afirmou.
Ainda não é possível dar uma data para início da obra e entrega dela, mas a expectativa é grande. “A economia e a população do litoral do Paraná necessitam de grandes obras e desenvolvimento. O Governo do Paraná vem trabalhando fortemente para que elas aconteçam, inclusive a ponte de Guaratuba. Será um importante atrativo para o turismo local e regional”, concluiu o engenheiro.
Em março deste ano, o Governo do Paraná formalizou um protocolo de intenções com o Ministério Público do Paraná (MP-PR) para restringir circulação de caminhões para o transporte de cargas pesadas. As especificidades serão apresentadas no projeto final da obra.
A promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), Dalva Marin Medeiros, representou o órgão durante a assinatura.
A iniciativa atende a um pedido dos moradores da região. O temor da população era que a nova estrutura servisse de desafogo para veículos muito pesados (mais de dois eixos) com o incremento no transporte de carretas carregando contêineres entre o Porto de Paranaguá e os terminais marítimos de Santa Catarina, impactando diretamente no trânsito e na qualidade de vida dos moradores dos municípios.