- Atualizado há 2 semanas
A tão esperada duplicação do Contorno Norte, que liga Curitiba a Almirante Tamandaré e Colombo, na Região Metropolitana, deve começar a partir de maio deste ano. A revelação foi feita ao Portal Nosso Dia, na manhã desta segunda-feira (24), pelo diretor-presidente da Via Araucária, Sergio Santillán. O trecho da PR-423, entre Campo Largo e Araucária, tem a mesma previsão.
O Portal Nosso Dia acompanhou a audiência sobre o primeiro ano da concessão do pedágio no Paraná e entrevistou Santillán, que confirmou a previsão da obra que está prevista no lote de concessão da Via Araucária.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“A segunda fase que concessão será das obras de ampliação de capacidade, que são as duplicações. Antes, temos serviços como licenciamento, desapropriação quando necessária, e entrega de projetos. Tudo está caminhando bem, aguardando licenciamento, que deve sair em abril, e em maio/junho vamos iniciar as duplicações. O Contorno Norte começa em maio, assim como a PR-423 (que liga Araucária a Campo Largo). Em junho, nós teremos o início da BR-277 em Palmeira e Irati”, afirmou.
Conforme o represente da Via Araucária, o balanço do primeiro ano de pedágio no Paraná é positivo. “Balanço positivo, porque conseguimos revitalizar as rodovias, acompanhando o contrato de concessão. Principal foco foi a redução de acidente e mortes, com pavimentação, como aconteceu na Serra de São Luiz do Purunã, com 50% menos mortes, segundo a Polícia Rodoviária Federal”, disse.
Durante a audiência, as concessionárias fizeram apresentações sobre o que já foi feito e seu planejamento futuro. Também houve a participação de representantes dos usuários. Danilo Chulik, representante do Grupo BR-277, disse que ainda falta muita coisa para o atendimento ser digno aos paranaenses.
“O trânsito está um caos, como por exemplo na subida da serra do mar, no contorno sul e no norte. Tivemos períodos de mais de 8h de trânsito. Precisamos que as obras sejam feitas no período noturno para evitar esses transtornos”.