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Foi dado o pontapé inicial para uma das obras mais aguardadas pelos moradores e veranistas do Litoral do Paraná: a duplicação da PR-412, no trecho que liga Matinhos a Praia de Leste, em Pontal do Paraná. O governador Ratinho Junior esteve no local neste sábado (9) para marcar oficialmente o início dos trabalhos.
Conhecida como Rodovia Máximo Jamur, a estrada de 14,28 quilômetros receberá pavimento rígido de concreto e infraestrutura moderna, fruto de um investimento de R$ 274 milhões. O objetivo é melhorar a mobilidade e a segurança na principal ligação entre as duas cidades, especialmente durante a alta temporada.
Ratinho Junior destacou que a obra integra o maior pacote de investimentos da história no Litoral, que inclui a Ponte de Guaratuba, a revitalização das orlas de Matinhos e Pontal e intervenções em Morretes e Antonina.
“Essa duplicação era aguardada há décadas. Agora, vamos transformar a PR-412 em uma grande avenida, com pistas de concreto, ciclovia, calçadas, iluminação em LED e novas pontes. É um passo importante para o desenvolvimento do Litoral”, afirmou.
Os trabalhos começaram pela implantação das vias marginais, que futuramente vão receber o tráfego enquanto a pista central é duplicada. O projeto prevê barreiras de concreto separando os sentidos, ciclovias bidirecionais, vagas de estacionamento e calçadas para pedestres. Duas novas pontes — sobre o Canal de Matinhos e sobre o Rio Balneário — e um viaduto no entroncamento com a Avenida Curitiba também serão construídos.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a obra terá prazo de execução de 36 meses, mas a intenção é acelerar para entregar antes. A pavimentação em concreto de 21 centímetros de espessura foi escolhida pela durabilidade e resistência, ideal para o tráfego intenso e o clima úmido da região.
Para o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenez, a duplicação vai trazer benefícios imediatos: “Vai melhorar a mobilidade, aumentar a segurança para ciclistas e pedestres e reduzir alagamentos com as obras de drenagem.”
A obra também integra um projeto mais amplo de modernização da ligação rodoviária entre Paraná e Santa Catarina, com a continuidade da duplicação até Garuva.