- Atualizado há 3 semanas
De repente você está se banhando no mar de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná e lá no céu observa um drone voando e cada vez mais se aproximando. Do nada, ele passa orientações aos banhistas por meio de uma gravação, o que deixa todas as crianças e até adultos curiosos e ouvindo atentos às recomendações.
É desta forma que a tecnologia se tornou aliada da orientação, que é fundamental para garantir a segurança dos veranistas nas praias do Paraná. Os dois drones estão entre as principais novidades do Verão Maior 2024/2025. A pedagoga Márcia Carraro, que passa a temporada no Balneário Ipanema, aprovou a novidade.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Quando o drone passou, todo mundo ficou observando e isso já chamou a atenção. A hora que ele começou a falar, foi muito legal, porque a criançada ficou ouvindo. Acredito que deu muito certo, nunca imaginei algo semelhante”, disse a curitibana, que há 40 anos veraneia em Pontal do Paraná.
O pequeno Carlo Machado disse que pensou ser um show de drones no Balneário Santa Terezinha e que ouviu atentamente toda a mensagem passada pelo drone. “Eu gostei e fiquei curioso sim. Acho que tem que seguir o que o bombeiro falou né”, afirmou o garoto, de 10 anos.
Os trabalhos dos bombeiros na proteção à vida dos banhistas começaram no dia 14 de dezembro em 100 postos de guarda-vidas no Litoral do Paraná, que é o maior número da história. No primeiro fim de semana, pelo forte calor, houve três mortes em Matinhos e uma em Paranaguá. No último fim de semana, com o aumento dos turistas, foram três mortes e um adolescente de 12 anos desaparecimento.
Segundo a capitã Tamires Silva Pereira, porta-voz do Corpo de Bombeiros, novas ferramentas como os drones ajudarão na orientação aos banhistas nesta temporada. “Adquirimos dois drones de alta tecnologia, com alta capacidade de imagem e zoom. A inovação é o fato de se comunicarem com a vítima. O drone se aproxima do banhista e transmite comunicados. Alguns já gravados e habituais, e outros com as orientações especiais e o tempo real com o banhista”, explicou.
A capitã ressaltou que de fato os drones têm gerado curiosidade e realizado um papel diferenciado na orientação aos banhistas. “É interessante, porque a tecnologia chama a atenção e o banhista consegue acompanhar lá de dentro da água. Com o drone, você se aproxima mais e passa o recado e isso está colaborando para que se receba a informação”, salientou.
Com relação à orientação aos banhistas, o foco principal do Corpo de Bombeiros é de se banhar em áreas protegidas por guarda-vidas e evitar entrar na água sob efeito de álcool ou drogas. “Quando as pessoas insistem em se banhar fora do horário em que os postos de guarda-vidas ficam abertos, das 8h às 19h, os riscos aumentam. Além disso, a ingestão de álcool não combina com banho de mar, porque aumenta muito os riscos de acidentes”, concluiu a capitã.