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Dragagem de canal de acesso a portos catarinenses permitirá entrada de navios de grande porte

Segundo o comunicado, o investimento, de R$ 300 milhões na dragagem, permitirá que os grandes navios entrem pela Baía de Babitonga e alcancem ambos os portos
Segundo o comunicado, o investimento, de R$ 300 milhões na dragagem, permitirá que os grandes navios entrem pela Baía de Babitonga e alcancem ambos os portos

Estadão Conteúdo

08/04/25
às
7:38

- Atualizado há 1 semana

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Os Portos de São Francisco do Sul e Itapoá, em Santa Catarina, passarão por processo de dragagem para aprofundamento do canal de acesso, o que permitirá a operação de navios de grande porte. A informação consta em nota do Sindicato das Empresas de Comércio Exterior do Estado de Santa Catarina (Sinditrade). O edital para escolha da empresa responsável pela dragagem e aprofundamento já foi lançado e a expectativa é de que as obras tenham início em 2025 e sejam concluídas em 2026. Segundo o comunicado, o investimento, de R$ 300 milhões na dragagem, permitirá que os grandes navios entrem pela Baía de Babitonga e alcancem ambos os portos.

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As embarcações que poderão chegar ao porto terão 366 metros de comprimento, com capacidade de até 16 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), “tornando o complexo o primeiro do Brasil com capacidade para navios desse porte com carga máxima”. Na opinião do presidente do Sinditrade, Rogério Marin, com a dragagem, os portos do norte de Santa Catarina “passam a competir com terminais de grande porte da América Latina e entram no radar de armadores internacionais para atrair novas linhas”, diz ele, na nota.

Marin acrescenta que, com o navio de grande porte operando em carga máxima, há redução de custos por contêiner transportado e do frete marítimo. “Esse tipo de avanço logístico funciona como um imã para investidores. Estamos falando de um impacto em cadeia, com geração de empregos, aumento na arrecadação e expansão da pauta exportadora do Estado”, complementa, na nota.

O especialista também destaca que a melhoria pode consolidar Santa Catarina como o principal corredor de exportação do Sul do Brasil. “Com maior eficiência e capacidade, a Baía da Babitonga deve assumir um papel importante no escoamento de cargas no Estado, integrando a economia nacional ao mercado global com mais fluidez.” Os Portos de São Francisco do Sul e de Itapoá perfizeram, em 2024, mais de 60% da movimentação portuária de Santa Catarina.

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