- Atualizado há 1 ano
O domingo (23) segue quente em Curitiba e Região Metropolitana, num início de inverno bem atípico. A mínima é de 15ºC ao amanhecer e a máxima de 25ºC, durante a tarde. No entanto, há previsão de uma queda brusca na temperatura, durante a semana (abaixo). Haja saúde, amigos!
O meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Samuel Braun, garante que o domingo é de tempo estável e sem chuva. “Domingo de tempo estável no Estado, sem a possibilidade de chuvas. A nebulosidade fica variável em vários momentos do dia, especialmente, nos setores mais ao Sul, perto de Santa Catarina”, diz ele. “No geral, não há muita expectativa de muito frio ao amanhecer. Mas a tarde segue bastante quente, em função da presença da massa de ar mais aquecida, que predomina na região há alguns dias”, conclui.
Diante disso, o alerta do meteorologista é com relação a baixa umidade relativa do ar. “A umidade relativa do ar fica baixa entre Oeste e Noroeste, e Norte paranaense no período de maior aquecimento. Os valores são entre 30% e 40%. Rajadas de vento alcançam intensidade moderada”, finaliza Samuel Braun.
A baixa umidade do ar causa pode causar ressecamento da pele, dos olhos e das mucosas nasais. Também, a garganta tende a ficar irritada devido ao tempo seco e as crises alérgicas e respiratórias podem se agravar.
A previsão é que a última semana de junho registre uma nova queda brusca de temperatura. A oração pela saúde nesse tempo montanha-russa acontece às 21 horas de todos os dias, antes de dormir. De acordo com o Simepar, a terça-feira (25) promete ter 13ºC como máxima, em Curitiba e Região Metropolitana.
Ainda durante a semana, as máximas tendem a ser menores do que a dos últimos dias. A previsão é que o inverno chegue – chegando – no início de julho. Ouvimos um amém?!