- Atualizado há 26 segundos
Na tarde desta segunda-feira (25/8), a Guarda Municipal prendeu em flagrante dois homens furtando cabos de energia em uma galeria subterrânea na Travessa Jesuíno Marques, no Centro de Curitiba. Com os suspeitos, foram apreendidos cerca de 18 quilos de fiação.
A equipe da Guarda foi até o local após receber a denúncia de um ciclista que fazia entregas na Jesuíno Marques e notou a movimentação suspeita dos homens. Ao chegar no local, os guardas entraram na galeria e encontraram os suspeitos retirando os fios. Além dos cabos, também foram encontrados com a dupla alicates, facas, mochilas e outros equipamentos utilizados no crime.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Como agiam
Imagens de câmeras de segurança privadas mostram como os suspeitos agiram. Os dois homens carregavam bolsas e mochilas, se aproximavam da galeria e sentavam na calçada. Eles, então, retiraram a tampa da galeria da Copel, sem se preocupar com a movimentação de pedestres. ]
Assista abaixo:
Com essas imagens, foi possível comprovar a autoria do crime. Os suspeitos foram detidos e encaminhados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil do Paraná (PCPR), no Portão.
A ação faz parte da Operação Cabo Seguro.
Nas seis fases da Operação Cabo Seguro, 50 pessoas foram presas e mais de 200 quilos de cabos foram apreendidos. O trabalho de fiscalização visitou 46 pontos de comercialização de materiais reciclados, conhecidos como ferro-velhos, em diversos bairros de Curitiba.
A Operação Cabo Seguro combate também os furtos de baterias das estações de telefonia e o furto de energia elétrica.
A população pode colaborar. Para denunciar, basta ligar para a Guarda Municipal pelo telefone 153, disponível 24 horas.
Na quarta-feira (27/8), empresas de segurança privadas poderão se inscrever no Programa Conecta Muralha Curitiba, de forma eletrônica, no site da Prefeitura de Curitiba. A iniciativa busca possibilitar o compartilhamento de imagens de câmeras das empresas com a Muralha Digital da Prefeitura, para auxiliar nas investigações dos crimes.
Lançada em 2021, a Muralha Digital já conta com mais de 2. 189 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Com a integração das câmeras particulares, deverão ser conectadas até seis mil câmeras.
*Com informações da Prefeitura Curitiba