- Atualizado há 3 anos
Uma das frases que o jornalismo do Nosso Dia sempre vai querer trazer para os leitores quando se fala em turismo é: ‘Um lugar lindo e bem pertinho daqui’. Nessa toada, vamos falar sobre o Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.
Mesmo com a pandemia de covid-19 atrapalhando a reabertura do espaço, a nova forma de visitação tem se tornado referência e sucesso de público. A concessão para a administração pela Soul Parques começou em fevereiro de 2020, mas com o coronavírus as portas se abriram apenas em setembro.
Apesar da limitação de público, 100 mil pessoas já passaram pelo parque desde a reabertura, incluindo turistas estrangeiros. No local, o público pode aproveitar os atrativos naturais já bem conhecidos – arenitos, furnas e Lagoa Dourada – e novas opções, como arvorismo, passeio em balão estacionário, tirolesa, cicloturismo, trilhas e caminhada noturna.
Com a administração da concessionária Soul Parques, o parque passou por melhorias e potencializou seus motivos para a visitação.
“Reformulamos todo o padrão de atendimento e nossa estrutura de operação, construímos uma nova praça central, implantamos quatro núcleos gastronômicos, reformamos o centro de visitantes, implantamos novas atrações de aventura imersivas na natureza e mudamos até mesmo a forma como o visitante experimenta tudo isso. Agora ele tem mais liberdade para aproveitar essas experiências por meio de um passeio autoguiado”, destaca o gestor Leandro Ribas.
Desde janeiro, uma nova atração foi levada ao parque: a caminhada noturna, que conta com um novo telescópio, considerado um dos maiores do Paraná, e com o dobro da capacidade de resolução para propiciar imagens mais vivas e detalhadas dos astros. Oferecida quinzenalmente, quem comprar o ingresso para a caminhada noturna terá a possibilidade de entrar no parque a partir das 9 horas para conhecer todos os atrativos naturais antes do pôr do sol, quando o passeio começa.
Confira fotos dos principais atrativos do parque (investir nas várias fotos):