- Atualizado há 2 anos
Lideranças partidárias se reúnem na próxima segunda-feira (20) em um hotel no bairro Centro Cívico, em Curitiba, para o 1º Encontro da Coalizão em Defesa do Paraná. Estarão presentes siglas de partidos de centro-esquerda, como PCdoB, PDT, PSB, PSDB, PSOL, PT, PV e Rede.
Na oportunidade, serão abordadas pautas de interesse do povo do Paraná como: o novo modelo de pedágio, a privatização da Copel, entre outros assuntos. Também entra no debate as eleições municipais de 2024.
“O objetivo é formar uma frente partidária ampla, em defesa dos interesses do povo paranaense, em especial para impedir a volta do pedágio caro e abusivo e a privatização da Copel acontecer”, explicou o idealizador do encontro, deputado Arilson Chiorato, presidente do PT Paraná, que comentou a presença do PSDB. “Está conosco contra a cobrança do pedágio e a questão da Copel. Tem também parte do PSDB no governo Lula e Fernando Henrique Cardoso declarou voto nele”, disse o petista.
Sobre as eleições municipais de 2024, o grupo pretende formar chapas para concorrer no pleito, conforme destacou o deputado Goura Natajar (PDT). “Se tudo caminhar, podemos ter uma proposta para as cidades paranaenses, porque teremos disputas em aberto em várias cidades, como Foz do Iguaçu, Maringá e Paranaguá”, pontuou.
Segundo o deputado, também será discutida a importância de uma chapa para Curitiba, onde Goura disputou o pleito e ficou em segundo com 13,26% dos votos em 2016. Na ocasião, Rafael Greca foi reeleito com 59,74% dos votos em primeiro turno.
“Minha percepção pessoal é de que o modelo vigente em Curitiba precisa de revisão crítica e não pode ter continuidade cega. Vamos apresentar propostas para uma Curitiba mais justa e menos desigual. Greca prioriza lucro e não funções sociais”, concluiu.