A oficina online "Dramaturgias contemporâneas: dissidências formais, dissidências políticas", ministrada pelo dramaturgo Vinicius Medeiros, e o lançamento de um e-book marcam o encerramento do projeto “bicharia”, da distinta companhia. A oficina acontece gratuitamente nos dias 26 e 27 de agosto, das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas aqui.

PUBLICIDADE

Além da oficina, os criadores do projeto irão realizar uma live para o lançamento de um e-book no dia 26, às 18h, no perfil do Instagram @distintacompanhia.

Oficina

A oficina "Dramaturgias contemporâneas: dissidências formais, dissidências políticas", realizada por meio do Googe Meet, busca criar um espaço de debate e experimentação de formas dramatúrgicas contemporâneas e suscitar discussões acerca de identidades dissidentes de gênero e sexualidade.

São oferecidas 20 vagas no total, sendo 10 reservadas a pessoas LGBTs. Para a seleção, é preciso enviar uma carta de interesse e uma cena ou fragmento de cena, com tema e formatação livres. Ambas deverão estar em arquivo único e em formato PDF. No documento, não deve haver nenhum tipo de assinatura ou identificação (como nome, nome artístico, pseudônimo, dentre outros).

PUBLICIDADE

As inscrições estarão abertas até as 23h59 do dia 21 de agosto, exclusivamente por meio deste formulário. O resultado com as pessoas selecionadas será divulgado no dia 22 (segunda) pela página oficinal da distinta companhia no Instagram (@distintacompanhia). Haverá emissão de certificado para quem estiver presente em ambos os dias da oficina. Os encontros não serão gravados, portanto a presença síncrona é necessária.

“bicharia”, série de vídeos de curta duração, produzidos pela distinta companhia. Foto: Divulgação

bicharia

A temática da identidade bicha é a tônica de “bicharia”, série de vídeos de curta duração, produzidos pela distinta companhia, criados para serem distribuídos por meio do Instagram. Os vídeos circularam nos perfis de Instagram do elenco e da companhia entre 14 de julho e 11 de agosto, com três vídeos lançados a cada semana.

Os vídeos partem da dramaturgia inédita e homônima de Vinicius Medeiros. O texto episódico "bicharia" busca, em formato narrativo, tratar da multiplicidade da experiência bicha. Com isso, a intenção é pensar o lugar da bicha a partir de situações cotidianas como pegar ônibus, fazer testes para ISTs no SUS, discutir com o chefe, ter um encontro, trabalhar, entre outras.

Sobre a distinta companhia

A distinta companhia nasce do desejo de Vinicius Medeiros e Vinícius Précoma em fundar um laboratório contínuo de pesquisa e colaboração. A pesquisa é movida pelo interesse na investigação das temáticas de sexualidade e identidade em cena e por formas contemporâneas de narratividade e dramaturgia.

PUBLICIDADE

No segundo semestre de 2023, a companhia estreia seu primeiro espetáculo, que parte da trajetória de Herbert Daniel para discutir a inter-relação, nos anos 80, entre ditadura militar, movimento LGBT e o início da pandemia de HIV/AIDS. O trabalho contará com direção de Sueli Araújo (Cia Senhas/PR).

Serviço:

Oficina "Dramaturgias contemporâneas: dissidências formais, dissidências políticas"
Dias 26 e 27 de agosto, das 14 às 18 horas
Inscrições pelo Google Forms.

Live de lançamento do e-book
26 de agosto às 18 horas
no perfil do Instagram @distintacompanhia