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A leitura abre portas para um mundo de descobertas e, quando incentivada desde a infância, traz inúmeros benefícios às crianças. Para celebrar a importância desse hábito, é comemorado no dia 18 de abril o Dia Nacional do Livro Infantil. A data, escolhida em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, é uma oportunidade para escolas e famílias reforçarem o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida.
A pedagoga e diretora da Escola Pedro Apóstolo, Carolina Paschoal, ressalta que a leitura é uma ferramenta essencial para o crescimento saudável, pois estimula a criatividade, amplia o vocabulário e fortalece o desenvolvimento cognitivo e emocional. “O hábito de ler ainda cria condições para as crianças lidarem com situações cotidianas sob diferentes perspectivas, se conectando com o mundo e dando voz às suas descobertas e aprendizados. A literatura, portanto, tem um papel fundamental no desenvolvimento integral na infância”, afirma.
Além desses benefícios, os livros podem contribuir para fortalecer vínculos familiares, quando a leitura é compartilhada. Um estudo realizado em 2020 pela Universidade de Nova York e publicado na revista científica Early ChildhoodResearchQuarterly, mostra ainda que o ato de contar uma história influencia diretamente na ampliação de vocabulário das crianças, contribuindo para o seu aprendizado de forma geral.
Incluir a leitura desde cedo em casa ajuda as crianças a perceberem o livro como algo importante e prazeroso e, consequentemente, a incorporar esse hábito no seu cotidiano.
“Pais que leem com seus filhos regularmente oferecem mais do que simples entretenimento; proporcionam momentos afetivos únicos, estimulando diálogos, trocas de ideias e vínculos afetivos duradouros”, diz a pedagoga.
Enquanto na escola, a leitura cumpre um papel mais pedagógico – trabalhando competências e estimulando a curiosidade intelectual – em casa, esse incentivo pode ser feito de outras formas. É indicado, por exemplo, criar momentos de leitura, disponibilizar livros adequados à faixa etária das crianças e frequentar bibliotecas e livrarias, permitindo que elas escolham suas próprias histórias.
Além disso, é possível estimular diálogos a partir dos temas abordados nos livros e explorar diferentes gêneros, como poemas, contos e fábulas. O exemplo dos adultos também é muito eficaz. “Ver os pais lendo tem um impacto muito positivo na formação de novos leitores. Afinal, o exemplo é sempre a melhor forma de ensinar”, conclui a diretora.