- Atualizado há 7 meses
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
Os desenhos dos curitibinhas ficaram em exposição no hall da Prefeitura de Himeji, no Japão. Alguns pontos turísticos da capital paranaense ocuparam o espaço nobre da entrada principal da prefeitura na cidade japonesa. Os desenhos foram feitos por estudantes da rede municipal de ensino que participam do programa Embaixadores do Futuro. A entrega dos desenhos fez parte da agenda comemorativa pelos 40 anos de irmandade entre Curitiba e Himeji.
Todas as comemorações e agenda de visitas da comitiva japonesa, nos dias 6 a 9 de maio, foram coordenadas e organizadas pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.
Essa organização envolveu diversas instituições municipais, como: Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Secretaria do Municipal do Meio Ambiente, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Secretaria da Educação, Guarda Municipal, entre outros. Além da participação das equipes do Consulado Geral do Japão em Curitiba, Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná.
Segundo o chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, a exposição ficou, durante o mês de maio, no hall da Prefeitura de Himeji.
“O objetivo principal deste intercâmbio foi fomentar a divulgação sobre a irmandade e o nível de amizade entre os dois municípios, a fim de que a população japonesa e curitibana compreenda a proximidade diplomática entre ambos”, explicou Feijó.
Esses desenhos foram criados pelos Embaixadores no ano passado, quando o Consulado Geral, em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais e a Secretaria da Educação, ofereceu oficinas, como desenho e origami, explicando um pouco mais sobre a cultura japonesa.
Nas obras de arte foram desenhados os principais pontos turísticos de Curitiba e símbolos da identidade curitibana, como: gralhas azuis, araucárias, pinhões, calçadas de petit pavê, Jardim Botânico de Curitiba, Parque Tanguá, Praça do Japão, as famosas capivaras de Curitiba, entre outros.
O projeto é desenvolvido desde 2017 pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (ARIN) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, dentro das atividades do programa Linhas do conhecimento.
Os jovens do projeto participam de atividades extracurriculares de consulados, além de palestras, visitas a museus e aos memoriais das nações e etnias que formaram a cidade.
A irmandade entre Curitiba e Himeji foi oficializada em 14 de maio de 1984, pela Lei 6.484. Desde então, as duas cidades têm mantido um estreito vínculo, promovendo a colaboração em diversas áreas em busca de benefícios mútuos.
Localizada na região japonesa de Kansai, Himeji é 25ª cidade mais populosa do Japão, com cerca de 530 mil habitantes. A cidade é conhecida pelo Castelo Himeji, uma construção de mais de 400 anos que sobreviveu a desastres naturais e à Segunda Guerra Mundial.