- Atualizado há 2 semanas
Reunindo 90 crianças entre 6 e 12 anos, o espetáculo do Coral do Palácio Avenida celebra as conexões humanas. Sob a regência da maestrina Dulce Primo, à frente do projeto há 31 anos, o repertório encanta o público com 14 faixas que misturam clássicos natalinos e outros ritmos.
Mais que um show, o Coral do Palácio Avenida é um símbolo da cidade e da essência do Natal. “Representa sonhos”, definiu Mariana Vanhoni, professora que há anos acompanha o evento e se emociona ao ver seus próprios alunos no palco. “É especial demais. Esse evento fez com que a cidade se tornasse um grande palco de Natal. Ele foi o pioneiro”, acrescentou.
O público presente sempre traz histórias únicas. Valdelene Souza Silva saiu de São Paulo para realizar um sonho. “Era o sonho da minha irmã e ela não conseguiu vir. Sempre assistimos pelas redes sociais, mas desta vez decidi fazer isso por nós duas”, contou, emocionada. “Ver essas crianças aqui é a realização de um sonho. É o Natal mais lindo do Brasil.”
Já Adriana Bertelli, que já trabalhou nos bastidores do espetáculo, viveu o evento de outra forma: ao lado da filha Alice. “Este ano, não pude trabalhar e estou de espectadora. É emocionante assistir de fora, com minha filha, que está vendo pela primeira vez. Esse espetáculo não pode falhar nunca. É lindo demais.”
Para Lúcia Helena e Sheila Folador, o Coral do Palácio Avenida é sagrado. “Só deixamos de vir no ano da pandemia. É o início de tudo, o coração do Natal de Curitiba”, destacou Lúcia, enquanto aproveitava o tempo antes da apresentação para fazer crochê. “A emoção de ver as crianças cantando aqui não tem tamanho. É Natal, é a coisa mais linda do mundo.”
Ao longo das décadas, o Palácio Avenida passou por diferentes instituições: começou com o Bamerindus, foi encampado pelo HSBC em 1997 e, desde 2016, está sob a tutela do Bradesco. Apesar das mudanças, a essência do Coral permaneceu intacta.
“A cada ano, o espetáculo consegue se renovar e emocionar de maneira única”, refletiu Mariana. “Mesmo com menos apresentações, ele continua sendo o evento mais esperado do Natal de Curitiba.”
E o simbolismo vai além do show: para muitos, o Palácio Avenida é a base de uma programação que cresceu e transformou Curitiba em uma capital natalina. “Quando eu era criança, o Natal era só aqui. Não havia essa diversidade de eventos”, recordou Sheila.
O Coral do Palácio Avenida não é apenas um espetáculo; é uma celebração da magia natalina e da força dos laços humanos
Ao encerrar mais uma noite de música e emoção, Valdelene já planejava seu retorno. “Ano que vem, eu volto. Foi um sonho realizado. Este lugar tem uma energia que não existe em nenhum outro lugar do Brasil.”
As apresentações do Coral do Palácio Avenida aconteceram sexta, 13, sábado,14, e domingo, 15 de dezembro e estarão de volta no Natal de 2025.