- Atualizado há 5 dias
A presença de deputados, vereadores, secretários e ex-governadores aproximou os deputados universitários da realidade da vida legislativa. Convidados como o Deputado Goura Nataraj (PDT), a vereadora Camila Gonda (PSB) e o secretário de Estado da Fazenda Norberto Ortigara conversaram e enriqueceram o debate com os deputados universitários durante os sete dias de Parlamento Universitário.
Para aquecer o começo do Parlamento, os parlamentares tiveram contato com a deputada Márcia Huçulak(PSD) e com a vereadora Camila Gonda (PSB) durante a cerimônia de posse dos deputados universitários. Márcia Huçulak, que está em seu primeiro mandato como deputada, ressaltou a alegria de participar deste momento, e parabenizou a iniciativa e a importância da Assembleia Legislativa (Alep) trazer os universitários para dentro do Parlamento.
“O parlamento é lugar de fala, um lugar de escuta, um lugar também de encontrar consensos nas divergências, nós podemos divergir no campo das ideias. Eu acho que essa moçada vai dar uma boa aula para nós, para essa casa, quem sabe, a aura dessa juventude, fique por aqui para o nosso segundo semestre também, para que a gente produza bons debates para a sociedade,” disse Huçulak.
Nome que surgiu a partir da iniciativa de políticas públicas e Participante do Parlamento Universitário de 2018, Camila Gonda retornou às suas origens, mas agora representando oficialmente a população dentro da Câmara Municipal de Curitiba. Para ela, o Parlamento representou a base de seu conhecimento para a vida política. “É muito interessante saber que novos jovens, novas lideranças vão se formando e que a gente tem que fomentar as lideranças porque, assim como eles, eu também cresci num projeto social e popular desse.”, ressaltou a vereadora.
Em uma visita surpresa aos parlamentares universitários, o deputado estadual Goura Nataraj (PDT-PR) esteve no P.U. na sexta-feira (18). Durante uma roda de conversa, o deputado discutiu as perspectivas sobre a nova geração dentro da casa legislativa, reiterando que a iniciativa é espaço para o diálogo e construção de políticas públicas para além da Assembleia Legislativa. “Acho que ela é muito valorosa, enriquecedora, tanto para quem participa, quanto para a construção de uma educação à democracia, uma educação política, educação cívica. É muito importante também que os parlamentares prestigiem, reconheçam, valorizem essa iniciativa da Escola do Legislativo”.
No mesmo dia, a deputada Ana Júlia (PT) conversou com os deputados durante a eleição da Comissão de Constituição e Justiça. “Para a próxima legislatura a gente precisa de mais jovens estando aqui na Assembleia. Então espero que muitos desses sejam candidatos e que estejam aqui depois como deputados e deputadas. Afinal de contas, nós precisamos cada vez mais de um parlamento que esteja próximo às pessoas e que de fato escute as demandas da sociedade,” disse a deputada.
O Secretário da Fazenda Norberto Ortigara se reuniu com os parlamentares para conversar sobre Orçamento Público. Em uma troca de exposições reais entre orçamento e economia no âmbito Estadual e Federal, ele reforçou a importância dos deputados estarem afiados em todos os aspectos da vida legislativa. “É uma sacada importante e interessante cultivar isso, a formação de jovens com suas visões ideológicas, suas visões técnicas, a formação lá na frente, que há pouco, em qualquer parlamento, na Câmara Municipal, em uma Assembleia Legislativa. A ONU, o próprio Congresso Nacional, representar bem a população e fazer leis que possam ser do interesse coletivo”.
A representatividade feminina dentro do Parlamento também foi enaltecida e celebrada. Mabel Canto, líder da bancada feminina, foi convidada para contar a trajetória das mulheres dentro da ALEP, e a importância de instituir uma Bancada para reforçar a atuação das mulheres na política. A deputada encorajou que a união feminina continue para os próximos Parlamentos. “Eu posso dizer para as mulheres que estão aqui nessa bancada e para as mulheres em geral é que sempre tenham coragem, mantenham os seus princípios, sempre pensem que tem que ter união entre as mulheres, porque se a gente almeja igualdade, paridade de gênero nas casas legislativas, nos governos, a gente precisa ter a união das mulheres”.
Acompanhando a ex-Governadora Cida Borghetti (PP) em uma troca de conversa com os parlamentares universitários, a deputada Maria Victória (PP) assegurou aos jovens o compromisso de analisar os 126 projetos apresentados dentro do Parlamento Universitário. “Eu em nome do presidente Alexandre Curi, do primeiro secretário Hugo Bueno, dos 54 parlamentares desta casa, nós vamos sim olhar com muito carinho e analisar os 126 projetos de lei que foram apresentados aqui pelo Parlamento Universitário para ver o que é viável na vida real aqui no Parlamento para que a gente possa aproveitar e ajudar o Estado do Paraná a se fortalecer e crescer sempre.” afirmou a deputada.
Outras personalidades que marcaram presença na semana do Parlamento Universitário foram o deputado Romanelli (PSD), o deputado Tercílio Turini (MDB), o deputado Evandro Araújo (PSD), o ex-governador Roberto Requião, o Secretário Municipal de Esporte Professor Euler, e o vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo).
O Parlamento Universitário chega ao fim nesta sexta (25) e tornou a troca entre a simulação e realidade uma forma de incentivar o engajamento da nova geração na política estadual. Os parlamentares universitários se despedem da Alep tendo interações e experiências que jamais sairão da lembrança.
*Sob supervisão da Equipe do Portal Nosso Dia
As reportagens sobre a cobertura do Parlamento Universitário (PU) fazem parte de uma parceria entre a Assembleia Legislativa (Alep-PR) e o Portal Nosso Dia. O objetivo é proporcionar aos estudantes de jornalismo que fazem parte do PU a vivência na prática do exercício da Comunicação.