PUBLICIDADE
Paraná /
POLÍTICA

Deputados do Paraná farão doação simbólica para ajudar reconstrução do Rio Grande do Sul

Os parlamentares também já trabalham para promover um repasse institucional ao estado gaúcho, que tem 850 mil pessoas afetadas pelas chuvas inéditas em 345 dos 496 municípios
A tragédia gaúcha dominou os discursos em Plenário e serviu como um alerta para ações no Paraná (Foto: Divulgação)
Os parlamentares também já trabalham para promover um repasse institucional ao estado gaúcho, que tem 850 mil pessoas afetadas pelas chuvas inéditas em 345 dos 496 municípios

Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

07/05/24
às
6:40

- Atualizado há 7 meses

Compartilhe:

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

A catástrofe provocada pelas inundações no Rio Grande do Sul mobilizou a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) durante a sessão desta segunda-feira (6). Os parlamentares decidiram que farão uma doação simbólica e já trabalham para promover um repasse institucional ao estado gaúcho, que tem 850 mil pessoas afetadas pelas chuvas inéditas em 345 dos 496 municípios.

Nascido em Porto Alegre, o deputado Denian Couto (PODE) destacou ao Portal Nosso Dia que o Paraná e o Rio Grande do Sul formam um único povo. “Penso que é hora de união e o Paraná não falta ao Rio Grande do Sul . O Governo do Paraná auxilia com aeronaves, encaminhando alimentos, produtos para higiene e penso que a Alep tem que fazer a sua parte. Buscou se um consenso, para que os deputados em conjunto façam um doação em dinheiro para a conta do governo do Rio Grande do Sul”, explicou.

Denian lembrou que grande parte do Paraná foi colonizada pelos gaúchos que tem grande influencia no estado. “É Impossível pensar o Paraná sem o Rio Grande do Sul. O Oeste e Sudoeste foram colonizados pelos gaúchos. Moro há 20 anos em Curitiba, nascido em Porto Alegre, somos o mesmo povo. Quando o Rio Grande do Sul vive a maior tragédia, acredito que temos que como parlamento ajudar o estado irmão”, destacou.

Deputado Denian Couto (Foto: Orlando Kissner/Alep)

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), afirmou durante coletiva de imprensa antes da sessão plenária desta segunda-feira (6) que é preciso olhar aos gaúchos de forma solidária neste momento tão traumático. “Imagine se fosse o Paraná? Nós estamos aqui em uma situação hiper confortável e temos de ter esse olhar de solidariedade nesta hora dramática. É uma forma efetiva de ajudar, até pela grande dificuldade logística para o encaminhamento e transporte das doações”, afirmou.

O presidente da Casa informou durante a sessão a intensão de buscar alternativas para formalizar um repasse em conjunto com outros poderes do Estado. “Enviei mensagem ao governador Ratinho Junior, que está em missão oficial exterior, para que a gente pudesse juntamente com o Ministério Público do Paraná, Tribunal de Contas do Estado, analisar a possibilidade de disponibilizamos, juntos, determinados valores e transferir ao Governo do Rio Grande do Sul”, explicou Traiano.

Gaúcha de Mariano Moro, a deputada Luciana Rafagnin (PT) prestou solidariedade ao estado vizinho, assim como diversos outros parlamentares. “Sei bem o que é isso, desde tenra idade convivo com enchentes em União de Vitória, mas nas nossas, não temos vítimas fatais, como vemos no Rio Grande do Sul”, lamentou o deputado Hussein Bakri (PSD).

A tragédia gaúcha dominou os discursos em Plenário e serviu como um alerta para ações no Paraná. Diante disso, ficou definido pela presidência a criação de uma Comissão Especial para a consolidação de Leis e projetos afim de preparar o Estado para o enfrentamento de emergências climáticas cada vez mais frequentes.

TÁ SABENDO?

POLÍTICA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias