- Atualizado há 45 segundos
Uma emenda do delegado Tito Barichello (União) quer que os futuros candidatos em concursos da Polícia Civil do Paraná passem por exame toxicológico para terem a aprovação confirmada. Em entrevista na tarde desta segunda-feira (7), durante sessão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o delegado explicou a motivação para a proposta.
“Exigir que o aprovado em concurso público faça o exame toxicológico. Para poder dirigir, você precisa fazer, para concurso da Polícia Civil, você não pode ter problema com dependência química. Sabemos de casos que acontecem por conta deste tipo de problema”, afirmou o parlamentar.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Segundo Tito, além do conhecimento geral e da aptidão física, o exame toxicológico passaria a fazer parte da obrigatoriedade nos futuros concursos. “Você separa o joio do trigo, porque não é um bom candidato aquele que é um usuário de drogas. Se der positivo o exame toxicológico, não tem condição de ter uma arma de fogo e representar a sociedade”, concluiu.
A emenda altera a Lei Complementar nº 259 de 2023, que dispõem sobre a estruturação das carreiras da Polícia Civil. “A presente emenda aditiva ao artigo 4º do Projeto de Lei Complementar nº 8/2025, que altera o art. 15 da Lei Complementar nº 259 de 2023, incluindo no exame pré-admissional a exigência de exame toxicológico, visa fortalecer a credibilidade na instituição policial perante a sociedade, servindo como ferramenta para garantir que os agentes da lei estão aptos, física e mentalmente, a exercerem suas funções”, diz a justificativa do projeto.