O deputado estadual Tito Livio Barichello, que assumiu o primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) neste ano, afirmou nesta quarta-feira (15) que vai propor um projeto de lei de multa individual para torcedores que briguem antes de partidas de futebol no estado. Membro da Torcida Organizada os Fanáticos, o parlamentar afirmou que hoje apenas se responsabiliza o CNPJ, que muitas vezes não tem relação com a confusão.

PUBLICIDADE

"Sou atlheticano, membro da Fanáticos e nós não aceitamos a violência. Muito fácil punir o CNPJ da torcida quando ela nunca participou. Uma solução seria multa administrativa, que funciona muito bem. Nós pensamos nisso e achamos que a solução seria multar, porque o estádio é um local de alegria. Punir os infratores, em uma multa estipulada em R$ 25 mil", descreveu Barichello.

De acordo com o deputado, que também é delegado da Polícia Civil, as brigas acontecem ao redor do estádio e isso facilitaria a identificação dos infratores. "Temos câmeras de alta resolução espalhadas pela cidade. Podemos verificar e punir administrativamente quem brigou. Mexer no bolso talvez seja uma das soluções. Inserir em dívida ativa, para uma consequência imediata ao brigão", salientou.

O deputado ainda lembrou que em muitos casos o controle das brigas não é possível pelas organizadas, que acabam sendo punidas. "O grande problema que temos hoje são os comandos, grupos autônomos sem vinculo com as torcidas, que nem entram no estádio e causam a confusão fora dele", explicou.

PUBLICIDADE

Segundo o deputado, isso não tiraria a responsabilidade criminal dos torcedores brigões. Ele afirmou que o projeto de lei foi apresentado e deve tramitar na Alep nas próximas semanas.

Para receber as notícias do Portal Nosso Dia pelo WhatsApp entre em nosso grupo clicando aqui.