- Atualizado há 3 meses
Aos 46 anos, a delegada de Polícia Sandra Nepomuceno enfrenta um novo – e inédito – desafio em São José dos Pinhais: será a primeira mulher a comandar a Secretaria de Segurança Pública em uma cidade metropolitana referência em policiamento municipal, que – além de ser territorialmente o dobro da extensão de Curitiba – tem próximo de 350 mil pessoas. Nessa esteira, para se ter uma ideia, a população acionou a Guarda Municipal ao longo do ano mais de 23 mil vezes (ocorrências), evidenciando a alta demanda das forças policiais do município.
Ao Portal Nosso Dia, a delegada e agora secretária de Segurança Pública diz que o sentimento é de responsabilidade e, sobretudo, orgulho da trajetória. “É uma responsabilidade muito grande, porque além do comando em si de várias instituições que integram a secretaria, tem a Guarda Municipal no quesito planejamento estratégico da segurança de um município desse porte. Então, realmente, ser a primeira mulher a assumir isso, além da responsabilidade da função, é um orgulho representar tantas mulheres que estão hoje na política, que estão à frente das delegacias, do comando da Polícia Militar, do Executivo. Essa representatividade é muito forte e eu espero só agregar com isso”, afirma a secretária.
Curitibana, formada em Direito e delegada há sete anos, Sandra iniciou a rotina da profissão em Curitiba, na Central de Flagrantes, dita como uma escola para tantos outros que passaram por ali. Atuou em Apucarana, norte do Estado, onde iniciou sua aproximação e aprendizagem com mulheres vítimas de violência doméstica ao chefiar a Delegacia da Mulher. Depois disso, ainda assumiu outras duas delegacias ao mesmo tempo em Reserva e Tibagi, nos Campos Gerais.
“Eu tive uma experiência muito boa na carreira, porque eu circulei praticamente por todos os setores da polícia, e sem dúvida, a maior parte da minha carreira é voltada para a Delegacia da Mulher. A violência doméstica não só no município São José Pinhais, mas hoje em todo o Brasil, é uma pauta muito crítica, muito complexa porque aumenta a cada ano. Então, entendo que ter conhecimento específico na violência doméstica ajuda a fortalecer as instituições por meio das redes de apoio, fazendo com que tenhamos esse trabalho de referência, com a Guarda Municipal, com a Patrulha Maria da Penha”, defende.
Na chefia da Delegacia da Mulher de São José dos Pinhais há dois anos, a delegada Sandra ainda é vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná (ADEPOL) e docente na Escola Superior da Polícia Civil. Ou seja, a nova secretária trabalha diretamente com todos os policiais que ingressam na carreira, atuando na formação desses estudantes.
Embora São José dos Pinhais venha trabalhando o fortalecimento da figura da mulher em posição de comandos, a cidade metropolitana ainda enfrenta historicamente uma política provinciana e masculinizada. Ter uma delegada especialista no combate à violência contra a mulher na secretaria de Segurança Pública pode significar um avanço nas atuações na nova política.
“A partir do momento que você começa a mostrar projetos, um trabalho sério, o respeito, automaticamente, vem. Então, por mais que tenha uma desconfiança inicial, até por uma questão cultural, que é ver uma mulher no cargo de chefia, vamos responder com muito trabalho. Afinal, a fórmula é trabalho”, enaltece a secretária Sandra.
“Sou a primeira mulher onde vários homens já estiveram, claro que as pessoas vão ter um tempo de análise maior, mas eu tenho certeza que logo vão ver que a mulher, assim como qualquer homem, tem as mesmas condições de competência e de um trabalho sério”, conclui.
Para a secretária Sandra Nepomuceno, a nova gestão da Segurança Pública será de aproximação com o são-joseense. “Nossa prioridade será o contato direto com a população, ouvir a todos porque o trabalho da polícia sempre vai ser feito e, bem feito em São José dos Pinhais, como já tem sido, de aproximação. Porém, além da punição e eventuais situações do sistema, nós temos que ouvir e acolher a população, entender mais sobre os pontos críticos e estar presente nesses pontos para que a população se sinta mais segura”, descreve.
Estratégica também para outras pastas, a Muralha Digital, que possui cerca de 800 câmeras espalhadas pela cidade, recebeu destaque da secretária e afirmação de novos investimentos. “Tanto a Guarda Municipal quanto a Polícia Militar são polícias ostensivas, estão nas ruas, estão na frente, são os primeiros contatos da população. Então, eles serão demandados e precisam ter todo o respaldo, toda a estrutura adequada que São José dos Pinhais tem para que eles façam um bom trabalho”, completa.
Por fim, a secretária de Segurança Pública de São José dos Pinhais cita o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN-GM) como importante para a integração do trabalho estratégico na pasta.
“Em tempos de inteligência artificial, de avanço tecnológico, nós não temos mais como ficar isolados. Então, a importância do consórcio com essa troca de informações, ainda mais em região metropolitana, que é muito próxima uma cidade da outra, a gente tem que estar realmente integrado, trocando informações para que a gente possa ter um bom resultado”, finaliza ela, em entrevista ao Portal Nosso Dia.