
- Atualizado há 37 segundos
A escola de samba Deixa Falar é a grande campeã do Carnaval de Curitiba 2026. A agremiação, a mais jovem do Grupo Especial, garantiu o título após uma apuração marcada pelo equilíbrio nas notas. O resultado foi divulgado na tarde desta segunda-feira (16), no Memorial de Curitiba, sob o olhar atento de centenas de integrantes e torcedores das escolas.
A disputa foi apertada até o último quesito. A Deixa Falar somou 179,90 pontos, apenas três décimos à frente da vice-campeã Acadêmicos da Realeza, que alcançou 179,60. A Mocidade Azul completou o pódio na terceira colocação. Já a Enamorados do Samba, que terminou em quinto e último lugar no Grupo Especial, foi rebaixada e volta a desfilar no Grupo de Acesso em 2027.
No Grupo de Acesso, a estreante Rosa do Povo fez história ao conquistar o primeiro lugar com 179,60 pontos, superando as tradicionais Leões da Mocidade e Embaixadores da Alegria. Com o resultado, a escola garantiu vaga no Grupo Especial do próximo ano.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marino Galvão Júnior, o resultado reflete o crescimento da festa na capital.
“Estou muito feliz com o resultado. Neste ano, demos um salto de qualidade, um salto de quantidade de participação das escolas, um salto qualitativo também na avenida. O prefeito também está muito contente com o resultado da escola Deixa Falar, uma escola relativamente nova que vinha fazendo, ano após ano, desfiles cada vez mais elaborados, era inevitável que um dia ela chegasse ao título e esse dia chegou”, avaliou.
O presidente da FCC também parabenizou a Rosa do Povo pela ascensão inédita já em seu primeiro ano de participação.

“Uma escola iniciante ser a campeã no Grupo de Acesso nos dá a certeza de que estamos construindo um Carnaval cada vez mais inclusivo, com maior participação popular, uma resposta para aqueles que não acreditam no Carnaval da nossa cidade”, completou.
Para conquistar o título, a Deixa Falar apostou na força da percussão. O enredo “Tambores, Herança Ancestral, Essência da Vida” levou à avenida a trajetória do tambor ao longo da história da humanidade. A apresentação destacou o instrumento como meio de comunicação entre povos antigos e sua presença marcante em ritmos contemporâneos, como o axé e o afroreggae.