PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Deixa Falar conquista título inédito e é a grande campeã do Carnaval de Curitiba 2026

Escola mais jovem do Grupo Especial vence por apenas três décimos; Rosa do Povo sobe para a elite em sua estreia
Foto, Valquir Kiu Aureliano/SECOM
Escola mais jovem do Grupo Especial vence por apenas três décimos; Rosa do Povo sobe para a elite em sua estreia

Redação Nosso Dia com SECOM

17/02/26
às
7:38

- Atualizado há 37 segundos

Compartilhe:

A escola de samba Deixa Falar é a grande campeã do Carnaval de Curitiba 2026. A agremiação, a mais jovem do Grupo Especial, garantiu o título após uma apuração marcada pelo equilíbrio nas notas. O resultado foi divulgado na tarde desta segunda-feira (16), no Memorial de Curitiba, sob o olhar atento de centenas de integrantes e torcedores das escolas.

A disputa foi apertada até o último quesito. A Deixa Falar somou 179,90 pontos, apenas três décimos à frente da vice-campeã Acadêmicos da Realeza, que alcançou 179,60. A Mocidade Azul completou o pódio na terceira colocação. Já a Enamorados do Samba, que terminou em quinto e último lugar no Grupo Especial, foi rebaixada e volta a desfilar no Grupo de Acesso em 2027.

No Grupo de Acesso, a estreante Rosa do Povo fez história ao conquistar o primeiro lugar com 179,60 pontos, superando as tradicionais Leões da Mocidade e Embaixadores da Alegria. Com o resultado, a escola garantiu vaga no Grupo Especial do próximo ano.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Disputa acirrada e salto de qualidade

Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marino Galvão Júnior, o resultado reflete o crescimento da festa na capital.

“Estou muito feliz com o resultado. Neste ano, demos um salto de qualidade, um salto de quantidade de participação das escolas, um salto qualitativo também na avenida. O prefeito também está muito contente com o resultado da escola Deixa Falar, uma escola relativamente nova que vinha fazendo, ano após ano, desfiles cada vez mais elaborados, era inevitável que um dia ela chegasse ao título e esse dia chegou”, avaliou.

O presidente da FCC também parabenizou a Rosa do Povo pela ascensão inédita já em seu primeiro ano de participação.

Foto: Cido Marques/FCC

“Uma escola iniciante ser a campeã no Grupo de Acesso nos dá a certeza de que estamos construindo um Carnaval cada vez mais inclusivo, com maior participação popular, uma resposta para aqueles que não acreditam no Carnaval da nossa cidade”, completou.

Batida do tambor

Para conquistar o título, a Deixa Falar apostou na força da percussão. O enredo “Tambores, Herança Ancestral, Essência da Vida” levou à avenida a trajetória do tambor ao longo da história da humanidade. A apresentação destacou o instrumento como meio de comunicação entre povos antigos e sua presença marcante em ritmos contemporâneos, como o axé e o afroreggae.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias