

- Atualizado há 19 segundos
A Defesa Civil Estadual encaminhou na manhã deste domingo (11) uma carga de 2,6 mil telhas para auxiliar os moradores do bairro Guatupê, em São José dos Pinhais. Sábado (10), o município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) foi atingido por um tornado que danificou 350 residências, impactando 1,2 mil pessoas. Antes, a Defesa Civil do Paraná já havia enviado 310 metros de lona para ajudar os moradores atingidos pelo tornado
Os moradores de duas residências ficaram desalojados, indo para a casa de familiares. Duas pessoas tiveram ferimentos leves durante o evento e foram encaminhadas para as unidades de atendimento em saúde.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Além dos danos às edificações, o tornado provocou queda de árvores e problemas na rede e distribuição de energia elétrica, exigindo a atuação conjunta de diversos órgãos. As ações de resposta envolveram a Defesa Civil municipal, o Corpo de Bombeiros Militar, além do da equipe regional da Defesa Civil Estadual, que prestou apoio técnico às equipes locais.
A Defesa Civil do Paraná segue acompanhando a situação e o atendimento à população. “Essa carga de 2.600 telhas para São José dos Pinhais vai auxiliar as famílias mais afetadas, ajudando para que a população possa se reestabelecer o mais rápido possível”, afirma Marcos Vidal, assessor de comunicação da Defesa Civil Estadual.
AVALIAÇÃO – O Simepar confirmou que o fenômeno em São José dos Pinhais foi um tornado. Agora, a equipe de meteorologistas trabalha para dimensionar o evento dentro da Escala Fujita, a mesma utilizada na passagem do tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Sudoeste, em novembro. Na ocasião, o tornado de Rio Bonito do Iguaçu foi classificado como F4, a penúltima de intensidade dentro da escala que vai até cinco.
ALERTAS – O cadastro para receber alertas de fenômenos climáticos pelo celular é gratuito. Para receber informações, basta fazer o cadastro mandando um SMS com o CEP para o número 40199.
É possível receber também por meio do whatsapp, basta cadastrar e interagir com o número 61 2034-4611 para prosseguir com o cadastro. Em caso de emergência busque um local seguro.
*Com informações da AEN