- Atualizado há 2 dias
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) recomendaram a interrupção de uma campanha publicitária com os personagens Smurfs promovida pela rede de supermercados Muffato. O material, veiculado nas unidades físicas da empresa e em inúmeras digitais, incentiva a compra de produtos e o acúmulo de selos que podem ser trocados por bonecos infantis.
No documento, de caráter administrativo, as instituições defendem que o conteúdo pode ser considerado publicidade abusiva direcionado a crianças. A recomendação pede retorno em até 72h. O não cumprimento do pedido poderá acarretar em medidas judiciais cabíveis.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Tribunais superiores já reconheceram a ilicitude e a abusividade de publicidade indireta para crianças de produtos infantis mediante venda direta para adultos em contexto de campanhas de marketing”, afirma Fernando Redede, defensor público e coordenador do Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ). “É importante lembrarmos que ações, sejam da administração pública, sejam de entidades privadas, devem sempre ser orientadas pelo melhor interesse das crianças, o que inclui as práticas comerciais”. Pela DPE-PR, assina o documento também o Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON).
O documento ressalta que os materiais publicitários buscam aproveitar a inexperiência do público infantil, com exercício de pressão consumista. Defensoria e Ministério Público destacam ainda que a campanha utilizou veiculação em redes sociais, pré-sessões de cinema de filmes infantis e canais de televisão. Recentemente, o mesmo supermercado fez campanha direcionada à troca de selo por pelúcias do Minions, mas na ocasião esse posicionamento não foi divulgado.
Outro lado
O Portal Nosso Dia entrou em contato com a assessoria do Muffato e aguarda um retorno.